22 de janeiro de 2010

DOUTRINA ESPÍRITA

A doutrina espírita nasceu no século XIX por meio de diálogos estabelecidos entre o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) e os espíritos de pessoas falecidas devido a manifestação deles através dos médiuns.

A doutrina fundamenta-se basicamente em: a existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; imortalidade do espírito; a defesa da reencarnação; o conceito de criação igualitária de todos os espíritos destinados invariavelmente à perfeição; a possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"); lei da causa e efeito e na crença de que a Terra não seria o único planeta com vida inteligente do universo.

A Federação Espírita Brasileira é a principal entidade divulgadora da Doutrina Espírita no Brasil. Outra organização importante é a Confederação Espírita Pan-Americana, sendo que esta entidade não concebe o espiritismo como religião, centrando-se apenas nos seus aspectos filosóficos e científicos.

O Livro dos Espíritos, publicado em 1857, contem os princípios fundamentais da Doutrina Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.