Como ler artigos científicos?

Como ler artigos científicos?

A leitura de artigos científicos requer um pouco de disciplina e determinação. Atualmente são centenas de artigos publicados mensalmente e disponíveis para a atualização dos profissionais de todas as áreas, mormente a área da saúde.

Ler artigos científicos não significa ler tudo que existe numa revista porque se fosse assim tudo lhe interessaria e você não sairia nem da primeira revista ou periódico. Veja rapidamente a figura acima.

A leitura começa com a identificação do título. Caso seja algo irrelevante ou mesmo que seja importante para a ciência, mas não se aplique ao seu interesse no momento da leitura do artigo, então descarte-o. Os bons leitores não lêem todos os artigos científicos das revistas que recebem.

Se o artigo científico for relevante para você siga lendo seu resumo. Veja os resultados e reflita se a conclusão é coerente com o que já existe em outras publicações. Se não descarte o artigo, mas se você achar que vale a pena siga para a próxima seção. Muitos bons leitores param no resumo.

A parte mais importante a ser lida é a seção método. Não se assuste com a estatística, pois, ela pode ser analisada melhor por você quando tiveres maior prática de leitura. Mesmo que deteste estatística leia o método. Se você achar que a forma como a pequisa foi executada foi tendenciosa, duvidosa ou conflitante não leia mais o artigo científico. Caso você veja credibilidade na leitura siga para a próxima seção.

A seção resultados não requer perda de tempo, então leia somente gráficos e tabelas, mas caso o artigo científico não os possua leia os resultados. Se já for do seu agrado em responder a sua dúvida pare a leitura por ai e considere que você ja leu tudo que precisava para tomar sua decisão. Caso você queira entender melhor o ponto de vista do autor leita a discussão, mas evite ser tendencioso na leitura. Nem tudo que está escrito pode ser considerado verdadeiro. A ciência não é histórica e tudo pode mudar de acordo com o contexto da verdade d'aquele momento de amadurecimento científico. Caso você ache que o resultado pareceu duvidoso descarte o artigo científico.

Leia finalmente a conclusão.  Perceba se há coerência no que está escrito com o objetivo apresentado no artigo científico que você leu no resumo. Caso não exista esta coerência então descarte o artigo científico. O mais certo é ler a pergunta da pesquisa e comparar resultados com a conclusão, mas nem sempre os autores escrevem a pergunta motivadora da pesquisa no artigo científico, ou quando o fazem alguns editores pedem a retirada para economizar espaço no papel.

Pronto, agora você está pronto para decidir se o artigo científico lhe ajudou a mudar sua opinião em relação ao que você sabia antes de ler o artigo científico ou se apenas ratificou o que você já sabia ou ouviu falar e aprendeu de alguma forma.

Vamos começar a ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.