1 de janeiro de 2012

HOMENAGEM AO PROFESSOR MÁRIO JORGE JUCÁ


Prezados colegas, alunos e amigos,

Eu gostaria de parar um momento no tempo e iniciar 2012 fazendo uma homenagem ao nosso querido professor da Universidade Federal de Alagoas Doutor Mário Jorge Jucá. Ele possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1986), Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e Doutorado Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Coloproctologia pela Universidade do Texas em Dallas (Texas Colon Rectal - St Paul Hospital). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador da disciplina de coloproctologia da Universidade Federal de Alagoas, Membro do colegiado do Curso de mestrado profissional de Ensino em Saúde da FAMED - Universidade Federal de Alagoas, Coordenador do Serviço de Cirurgia geral e Digestiva da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ. Tem experiência na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, com ênfase em Cirurgia Coloproctológica, atuando principalmente nos seguintes temas: cancer colorretal, pacientes críticos (Idoso), marcadores tumorais e prevenção de Câncer. Membro da Academia Maceioense de Letras.
 
Eu conheci três Mários: o professor, o estadista e o orientador.
 
Fui apresentado ao Mário professor quando estava na pós-graduação. Nossa! Sua aula era de 8:00 h ao meio dia e ninguém queria sua aula porque seria um saco, mas quando a aula veio todo mundo se envolveu e ao chegar ao meio dia ninguém havia percebido o tempo e todos disseram em uníssono: "-Já! Já acabou!". O professor é versátil usa psicodrama, desenha no quadro, põe o aluno para explicar aos colegas e o melhor, gosta de ser arguído durante suas apresentações. Eu presenciei muitas bobagens sendo respondidas com a maior seriedade e serenidade.
 
O Jorge estadista eu não o conhecia até ingressar na Universidade. É uma vida mei secreta esta de estar em direção, coordenação, reitoria, mas é bom que todos saibam que "a coisa" só anda se existirem abnegados para fazê-la andar. Todo mundo ouve falar em Vicentina, Francisco, Mário Jucá, Divanise, e outros colegas, mas ninguém sabe o quanto é duro reger os alunos da Medicina. Não só o meu professor está de parabéns como todos estes outros colegas que sofrem nesta função. Só para exemplificar, a professora Vicentina fez das tripas coração para trazer um curso sobre o USO RECIONAL DE FÁRMACOS que iria beneficiar secundariamente os alunos e primariamente os professores e claro que não iria haver 100% de presença do corpo docente mesmo porque somos médicos e temos outros afazeres, mas acho que a professora ficou super chateada com o número exíguo de participantes docentes. O professor Mário também participou de lutas assim, pois, lembro-me de uma história dele no HU querendo melhorar o ambiente didático e tentando unir professores aos técnicos, mas até de louco foi chamado. É uma pena que uma pessoa como o professor Mário às vezes sja tão mal compreendido. É comum chamarmos de louco àqueles que pensam diferento do que é normal, ou seja, o normal é "o que é mais comum, o que não precisa de tratamento ou o que está dentro de limites considerados aceitáveis para a população".
 
O Jucá orientador é formidável e totalmente diferente dos outros dois. É uma pessoa que tem, acima de tudo, paciente de Jó. E quando digo de Jó é de Jó mesmo, pois, eu o vejo indignado por estar orientando colegas de outras áreas da saúde em vez de médicos interessados em fazer pesquisa. Nas suas palavras: "-Espero que un dia eu possa contribuir mais com os colegas independente de suas especialidades". O Jucá demonstra a toda hora que confia no potencial do pós-graduando e incentiva sempre a busca pelo saber.
 
E ainda como se não bastasse existe um Mário médico que ama os idosos e faz deles seu principal foco de preocupação. Precisamos que alguém faça isso o quanto antes, pois logo estaremos com uma parcela imensa de pacientes geriátricos. que faremos? É bom fazer como ele, começar a dedicação já.
 
Em suma, não xiste um número máximo de palavras para homenagiar o professor Mário Jorge Jucá. É uma pessoa ímpar em conhecimento, sabedoria e na arte de transmitir a informação em sala de aula. É uma pessoa que faz a História de Alagaos mudar para melhor. Preocupa-se antecipadamente com a qualdiade de vida dos idosos do estado e vive lutando por melhorias ao atendimento de pacientes geriátricos.
 
Que Deus o abençoe sempre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.