19 de março de 2010

GRAU DE SATISFAÇÃO EM VEZ DE QUALIDADE DE VIDA

   A qualidade de vida pode ser definida como o momento vivido pelo ser humano que consiste em um hiato entre as suas expectativas e as suas realizações. O problema da qualidade de vida é que todo mundo possui um padrão e adotar um modelo único pode causar sofrimento para muitos, que sá para a maioria. Exemplo: Parar de fumar tras ou não qualidade de vida? Se você for não fumante vai achar que todo mundo deve parar de fumar para ter qualdiade enquanto se você for fumante vai até achar que a assertiva é verdadeira, mas que será um sofrimento viver sem fumar
   A melhor atitude a ser adotada é saber valorizar o ponto de vista do sujeito que está recebendo "aquela" qualidade de vida. Há pessoas que estão extremamente felizes fumando, sedentárias, bebendo, usando calmantes para ter uma vida mais feliz, optando pela heterosexualidade ou pelo oposto, etc., ou seja, não tendo "alguma" qualidade de vida, e há outros cidadãos que estão deprimidos vivendo em apartamentos de bairros nobres, com segurança nas casas e ruas, recebendo bons salários, atuando participativamente na sociedade, etc. ou seja, tendo "alguma" qualidade de vida. Somente o ser vivente é capaz de definir o que é mais importante para a sua vida. O que adianta ter qualidade de vida e se suicidar por restar deprimido ou coisa do gênero? Quantas pessoas sedentárias não preferem morrer infartadas do coração a terem de caminhar todos os dias no sol ou em academais? Muito mais importante do que a qualdiade de vida é o grau de saisfação individual do ser humano, pois, é a satisfação que vai fazê-lo sonhar, viver e querer viver. 
   Ter qualidade de vida é necessário, mas viver com satisfação cada momento da vida é muito mais importante. A qualidade de vida deve ser mais estudada no intuito de se descobrir qual o modelo para o povo brasileiro e para cada situação. 
   A qualidade de vida somente pode ser pesquisada por meio de questionário e a confecção dos questionários exige a participação ativa de quem será pesquisado pelo instrumento seja sugerindo ou aprimorando as questões, seja participando como respondente das questões. Outro ponto importante é saber em que momento aplciar o questionário, pois, se a satisfação não for boa as respostas ficam comprometidas. Exemplo: Aplicar o questionário a qualidade de vida a um portador de doença maligna imediatamente após ele saber do seu diagnóstico.
A qualidade de vida é tudo, mas sem enaltecer o grau de satisfação é destituida de valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.