7 de outubro de 2010

Como Chamaremos Michael Schumaker


A vida ensina que os nossos atos são lembrados mesmo após a nossa morte. Lembrados pela humanidade ou pelo menos pelas pessoas que nos amam. As nossas ações podem persistir sendo lembradas mesmo quando ainda estamos vivos. A fórmula um é um exemplo disso e Michale Schumaker é um modelo.
         A fórmula um faz parte da história mundial e é recheada de grandes ícones com seus grandes feitos. Às vezes a mídia resume os feitos a poucas palavras que caracterizam bem aquele ser humano.
         Mansel era o leão, Sena, o campeão, Fangio, o inesquecível, Patrese, o persistente, Sato, o desastrado, Haikonen, o mister gelo, e Schumaker foi o quê? A Rede Globo de televisões registrou em uma das corridas Galvão Bueno, o grande comentarista, chamando Schume de Dique Vigarista.
         Foi impressionante assistir a uma pessoa que tinha tudo para ser conhecido como o melhor, ou o imbatível, ganhar campeonatos jogando os adversários para fora da pista, colidindo com seus rivais na luta pelo campeonato mundial quando os mesmo iriam marcar pontos e correr, praticamente sozinho, quando os outros colegas pilotos faziam greve em prol de mais segurança na pisa de corridas onde “ele” ou “para ele” correr e ser o campeão.
         A FIA, Federação Internacional de Automobilismo, após vários anos de inércia, mudou as regras em 2005 para nitidamente acabar com a era Schumaker. Nesse período apareceu Fernando Alonso como a esperança de novas emoções para o público mundial. Alonso poderia ser conhecido como a esperança ou o mártir. Nessa época Schume tratou logo de solicitar mudanças no carro, novo companheiro de equipe, novos jogos de pneus, gasolina com maior poder de octanagem, reduzir o aerofólio da máquina, mas quando percebeu que a nova era havia chegado, solicitou aposentadoria por tempo de serviço.
         Ele resolveu voltar para tentar novamente ser campeão. Foi uma pena, pois, nunca mais vimos Schume vencer com a frequencia do passado. Gostaria muito de ver uma fórmula um mais competitiva e com pilotos querendo erguer a bandeira do seu país. Que saudade de Airton Sena!
         Finalmente indago a todos, nós o chamaremos como? Schumaker o?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.