30 de março de 2011

Como ler artigos científicos?

A leitura de artigos científicos é prática comum na área da saúde, entretanto a grande quantidade de artigos publicados diarriamente impedem o profissional de ler todos de forma que há uma necessidade crescente de escolher qual o melhor artigo científico a ser lido. A Figura 1 demonstra os passos para uma boa leitura de artigos.

Figura 1. Fluxograma da leitura de artigos científicos


A primeira coisa a ser feita é, obviamente, ter uma dúvida científica a ser esclarecida. Em seguida se recorre a literatura nacional ou internacional. Ai começa a dificuldade, pois, qual o artigo a ser lido?

A primeira coisa que pode descartar uma artigo é seu próprio título, pois, pode não ser do interesse do leitor para o esclarecimento da dúvida inicial. Se o título não contemplar o que se deseja já se abandona tal artigo.

O resumo é a segunda coisa que pode descartar um artigo científico. O resumo pode conter informações cruciais como idade dos participantes, variáveis que foram analisadas e adiantar a conclusão. Caso não exista identificação do resumo com o que se deseje saber o artigo científico será descartado.

O próximo passo é ver o método da pesquisa. Se parecer ao leitor que há qualquer indício de falha na execução da pesquisa então este artigo científico deve ser descartado da sua leitura.
Se finalmente parecer que tudo vai bem ai procede-se a leitura dos resultados. A maiorira das pessoas lê apenas gráficos e tabelas. Este tipo de leitura está totalmente correto, pois, não se deve repetir informação de tabela ou gráfico no corpo do artigo. Se o artigo servir para o propósito inicial ele pode ser utilizado até em teses de doutorado, mas se não servir será excluído para iniciar nova busca.

É assim que se procede.

Um comentário:

  1. A leitura de artigos científicos é realmente necessária para aquisição de novas condutas.

    ResponderExcluir

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.