20 de julho de 2011

A revolta da Cachaça




Foi uma revolta que ocorreu devido a maior cobrança de impostos aos fabricantes de aguardente do Brasil na época do Brasil colônia. Também pode ser conhecida como a Revolta do Barbalho ou Bernarda.

Houve a expulsão dos holandeses do país neste mesmo período e aumento da concorrência para a comercialização do açúcar.  O Brasil começou a perder seu espaço de produtor e comercial principalmente para as Antilhas e para compensar isso houve aumento da produção de aguardente e posterior comercialização com outros comerciantes predominando os angolanos. Segundo o guia do estudante:

"Em 1647 foi criada a Companhia Geral do Comércio. Essa empresa portuguesa passou a ter o monopólio da venda de vários produtos nas colônias, incluindo as bebidas alcoólicas. Mas não adiantou muito: a aguardente brasileira fazia tanto sucesso que, no mesmo ano, começou a ser contrabandeada para Angola, também dominada por Portugal."

Portugal começou a sentir a perda de sua força comercial e expediu ordem para fechar todos os alambiques tornando ilegal a produção de aguardente no Brasil. No Rio de Janeiro os vereadores liberaram a revelia da metrópole o comércio açucareiro e com ele a cachaça. O governo do Rio passou então a cobrar taxas pelo comércio legal da cachaça.

Os senhores de engenho do Rio de Janeiro, especificamente aqueles da Freguesia de São Gonçalo do Amarante (atuais municípios de São Gonçalo e Niterói) rebelaram-se contra a cobrança dos impostos e seus líderes foram os responsáveis pelos cinco meses de rebelião.Os revoltosos tomaram o poder após marcha pela cidade e imposição de novo governador. Tropas foram enviadas da Bahia pegando de surpresa os revoltos que se renderam. 

Os líderes dos rebeldes Diogo Lobo Pereira, Jorge Ferreira de Bulhão e Lucas da Silva foram à prisão e em seguida à metrópole para o devido julgamento. Jerônimo Barbalho foi o único condenado à morte tendo sua cabeça afixada no pelourinho.

Em suma, em 1660 os senhores de engenho, indignados com os altos impostos e perseguidos pela venda da cachaça, tomaram o poder no Rio de Janeiro. Foram derrotados, julgados, mas no fim ganharam o respeito de Portugal. Em 1965 a proibição foi revogada.

Fontes consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.