26 de março de 2011

A batalha das Termópilas


Foi uma batalha entre gregos e persas que conteve o avanço dos persas na tentativa de dominação do território grego. A Batalha foi em Termópilas. Segundo Onça "A 300 quilômetros de Esparta, mas na fronteira entre o domínio persa e o espartano, o estreito de Termópilas ficava entre montanhas e uma encosta até o mar. Seu ponto mais fino tinha menos de 13 metros. “Termópilas” significa “passagem quente”, devido às fontes de água quente que havia por lá".

Inicialmente houve um conflito entre persas e gregos com Dario I representrando os persas que foram derrotados. Depois de sua morte seu filho Xerxes, que subiu ao trono em 485 a.C., reinicia a investida contra os gregos envolto a um clima de derrota e vingança. Segudno estimativas modernas Xerxes reuniu aproximadamente 300.000 soldados. A vantagem dos persas era de 50:1.


O Persas possuiam milhões de pessoas e os gregos possuiam mais aou menos 500.000. Se Xerxes saisse vitorioso ele teria acabado com a semente da democracia grega.

As cidades-estado gregas reuniram-se no Istmo de Corinto (481 a.C.) para unirem forças contra a invasão iminente. A dificuldade em reunir os chefes das pólis gregas era a realização das olimpíadas na mesma época. O comando dessa coalisão foi dado a Leónidas que orientava os militares de Esparta e de outras cidades. Segundo Heródoto, em seu livro Histórias, as tropas gregas eram compostas por 300 espartanos, 1000 tegeatas e mantineus, 1120 arcadianos, 400 coríntos, 20 beócios, 700 téspios e 400 tebanos. Segundo outras fontes o general espartano comandou aproximadamente 7000 mil soldados. 

A Batalha de termópila ocorreu no desfiladeiro de Termópila na Grécia Central (480 a.C.). Nos momentos finais Leónidas ordenou que somente os espartanos permanecessem em campo de batalha. Efialtes, filho de Euridemo de Mális, é o nome que tem ecoado pelos séculos como traidor por ter entregue o caminho da retaguarda dos gregos aos persas. 

Politicamente a batalha foi importante para retardar o avanço dos persas e contribuir para o desenvolvimento da Civilização Ocidental, mormente centrada em Atenas. Socialmente deu ao povo um interesse de lutar para evitar a escravidão do povo grego.

O filme "300" mostra fatos históricos que ocorreram no período das Guerras Médicas entremeados em cenas que nunca existiram como, por exemplo, a cena inicial da luta de Leónidas com um animal e que tornou-o grande líder a partir de então, isto entre outros pequenos detalhes. É rico em detalhes, por exemplo, quando Leónidas desejou vida longa ao traidor ele estava na verdade desejando-lhe um fim desonroso como filho da Grécia. Recomendo como um excelente filme. A batalha é muito estudada hoje como forma de demonstrar que o conhecimento do campo de batalha pode fazer a diferença para um desfecho final, mesmo na derrota aparente.
Film "300", kaže, zgodovinska dejstva, da je prišlo med vojnama Medical vrinjeni v prizorih, ki nikoli ni obstajala, na primer, odprtje prizorišče Leonidas boju z živali, in da je postal veliki vodja od takrat, da je med druge majhne podrobnosti. To je bogata s podrobnostmi, na primer, ko Leonidas zaželel dolgo življenje izdajalec je bil dejansko želijo ga nečastno koncu kot otrok v Grčiji. Jaz priporočam kot odličen film. Bitka je sedaj široko raziskano kot način dokazati, da je poznavanje bojišča lahko pozitivno vpliva na končni izid, celo v navidezni poraz.

Baseado em:

  • batalha de Termópila. Wikipédia. Disponível em: . Acesso em: março de 2011.
  • Mundo estranho. Abril. 2001. Edição 109.
  • Batalha de Termópilas. História do Mundo. Disponível em: . Acesso em: março de 2011.
  • Onça F. A batalha de Termópilas. Histórias do Mundo. Disponível em: . Acesso em março de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.