Figura. Ideologia. Retirada a Associação Brasileira de advogados do povo.
A ideologia pode ser definida como uma forma de interpretar a realidade sem necessariamente que esta seja tal como seja em si mesma. As idéias nascem da nossa experiência social e da realidade na qual estamos inseridos. A experiência pessoal torna possível explicar a aparência das coisas tal como se esta aparência fosse realmente a sua verdadeira aparência.
A aparência das coisas cria impressões que parecem justificar a realidade social que nos cerca. O fenômeno na religião foi denominado por Feuerbach como alienação e Marx analisou a dominação estatal sobre o povo que verdadeiramente é o criador do Estado.
As imagens e idéias que fazemos da realidade que nos cerca formam o imaginário social invertido, ou seja, os valores de justo e injusto, bem e mal, culpado e inocente, etc. O imaginário social coletivo forma a ideologia. A repetição das idéias toma lugar na sociedade daí alguns paradigmas sempre presentes, como: negro é preguiçoso, faço o que tenho vocação para fazer, a mulher é para casa, todo favelado é bandido, etc.
A naturalização surge porque acredita-se que as coisas são como são porque é natural que sejam daquela forma. As relações passam a ser naturais e não como resultado de ações e reflexões da sociedade. A naturalização faz com que ocorra a alienação social, ou seja, tudo é de um jeito porque tem de ser daquele jeito. Por exemplo: sou pobre porque mereço, não sei fazer outra coisa que seja muito trabalhosa, porque nasci assim, etc.
Existem dois grupos de pessoas: os que produzem idéias e os que produzem coisas. Os que produzem idéias vão se afastando dos demais uma vez que acreditam que o pensamento está por si mesmo separado dos bens materiais. A ideologia seria a crença na autonomia das idéias e na força com que as idéias criam a realidade.
A ideologia na modernidade assume o papel de impedir que os mitos se instalem e explica a origem do homem, da sociedade e da política nas ações humanas sociais e coletivas. A ideologia então oculta a origem da sociedade, dissimula a presença da luta entre as classes, nega desigualdades sociais e oferece ilusoriamente a igualdade entre homens e classes baseado no fato de que todos devem ser livres e iguais.
Obs.: Baseado em textos de Marilena Chaui.
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