É interessante como os pacientes da seita Testemunhas de Jeová (TJ) são leigos em relação a transfusão de sangue. Vi uma reportagem em http://youtu.be/2d4i2hyfEdY que pode ser vista na íntegra acima. O repórter e os médicos desta reportagem se posicionam como se as estratégias agissem como uma porção mágica de Harry Potter e que não necessitassem de tempo para que as medicações fizessem seu efeito. Agora, isso parece ser edição de reportagem e não a fala dos médicos propriamente dita, pelos mesmos é o que parece.
É bom que se lembre que as estratégias servem para REDUZIR O NÚMERO DE TRANSFUSÕES que acaba sendo bom para o governo, para o sistema de saúde, para reduzir o número de complicações e por último para impedir a transfusão. As estratégias são para reduzir e não impedir por completo, engana-se quem acha que fazer estratégia protetora impede a transfusão SEMPRE. Auxiliam, mas ninguém garante que funcione em 100% das pessoas, nem os médicos do vídeo acima, nem os médicos que são Testemunhasde Jeová. Estão de parabéns pelo feito do vídeo inclusive.
É bom que se lembre que as estratégias servem para REDUZIR O NÚMERO DE TRANSFUSÕES que acaba sendo bom para o governo, para o sistema de saúde, para reduzir o número de complicações e por último para impedir a transfusão. As estratégias são para reduzir e não impedir por completo, engana-se quem acha que fazer estratégia protetora impede a transfusão SEMPRE. Auxiliam, mas ninguém garante que funcione em 100% das pessoas, nem os médicos do vídeo acima, nem os médicos que são Testemunhasde Jeová. Estão de parabéns pelo feito do vídeo inclusive.
Só para exemplificar a eritropoetina, uma das estratégias que funciona bem, deve aumentar a celularidade na medula e necessita de ferro para otimizar a produção de hemácias. Algumas semanas são necessárias para que o paciente possa ser operado com a maior quantidade de sangue recém formado. A DÚVIDA AINDA PERSISTE: ESTA ESTRATÉGIA DE FAZER ERITROPOETINA SERVE PARA OS PACIENTE EM CHOQUE HIPOVOLÊMICO VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO OU POR ARMA DE FOGO? NÃÃÃÃÃÃÃO, ela demora semanas, para ser mais preciso 15 dias para ação máxima em anêmicos com deficiênciade ferro no organismo.
O uso do beta-bloqueador, outra estratégia fantástica porque inclusive reduz a mortalidade, reduz a frequencia cardíaca e assim o sangramento e ainda, de quebra, as transfusões porque o coração batendo menos faz o vaso sanguíneo sangrar menos. A DÚVIDA AINDA PERSISTE: PODE SER UTILIZADO NO CHOQUE HIPOVOLÊMICO (estado da pessoa que perde sangue excessivo em um trauma)? NÃÃÃÃÃÃÃO, pois, é antifisilógico a luz dos conhecimentos atuais. Pacientes asmáticos entram em crise, pacientes cardiopatas podem descompensar de imediato para depois voltarem ao seu normal, as crianças pequenas ficam bem na anestesia por causa da sua frequencia cardíaca que naturalmente já é alta, etc.
Analisando bem o vídeo percebe-se que aos 4:21 minutos o repórter pôe sem querer o médico no canto da parede e faz pergunta capciosa em defesa das Testemunhas de Jeová: "O médico diz que passará por um drama de consciência caso venha ser necessário fazer a transfusão", ou seja, ele não garante que nunca fará o sangue, mas que faz o possível na sua prática para não o fazer e que fará a transfusão quando necessário passando por um drama de consciência pessoal. O repórter ainda insiste, mas ele tirou por menos e evitou a resposta direta porque ele sabe que é antiético não fazer o sangue. Reveja o vídeo com calma e veja você mesmo.
Se ele, o médico, diz em público que não faz transfusão sanguínea em criança que precisa ocorrerá com ele o mesmo que ocorreu com pais de crianças que impediram o uso em outro estado do Brasil, é só ver em http://youtu.be/EdMyRoIutWc. A justiça é composta por pessoas que entendem que transfusão sanguínea em alguns casos é benéfica é só ver em http://youtu.be/QpA6KQrIfsE. A justiça pode ser cega às vezes, mas ainda não perdeu a clarividência do bom senso.
As Testemunhas de Jeová querem nos mostrar um conhecimento que é só deles, por exemplo: plaquetas é parte do sangue, mas não é sangue total então é questão de fé. Ora é como se a plaqueta fosse o tijolo de uma casa, mas como tijolo não é casa. Deus do céu, plaquetas é o que tem mais complicações, por favor evitem se puderem, ok!
Vamos lembrar do grande poeta Gregório de Matos:
"O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo."
Entenda "O todo" como a transfusão sanguínea e entenda "A parte" como sendo as plaquetas, o fator da coagulação ou outro constituinte do sangue. Agora refaça a leitura como se você fosse uma Testemunha de Jeová.
"A transfusão sanguínea sem os constituintes (plaquetas, hemácias, etc.) não é transfusão;
Os constituintes sem a transfusão não são constituintes;
Mas se os constituintes fazem a transfusão sanguínea sendo constituintes,
Não se diga que é constituintes, sendo transfusão sanguínea."
Existem dois vídeos no youtube que me chamaram atenção sobre o pensamento das TJ sobre o sangue e transfusão e que podem ser vistos em http://youtu.be/jhkUupIBZFQ e em http://youtu.be/pw1x0qs1oeU. Acredito que eu não deva fazer comentários, mas que todos devam ver com seus próprios olhos uma pessoa que entende falando sobre o assunto.
O religioso TJ, acima do que quer que seja, inclusive sobre o conhecimento da ciência de qualquer época, deseja impor, digo, mostrar misticamente que transfundir sangue não é o caminho correto ("abstenha-se do sangue", "derrama-o na terra", ...), mas o que eles deveriam fazer era unir forças com a ciênca que é pró e contra o assunto em busca da melhor estratégia de tratamento e achar o caminho ideal, mesmo que discordassem no final.
Aqui paro, respiro, e prossigo para dizer que não sou ateu e que respeito as TJ e que meu vídeo no youtube que pode ser visto em http://youtu.be/JEysDnClrZM foi apenas para falar que eu, digo, qualquer médico pode se recusar a atender a um testemunha de Jeová porque nossas convicções apenas na transfusão de sangue são diferentes. Aprendi muito com um aluno meu que sempre me dava de bom grado a revista Sentinela. Hoje é alguém que confio e admiro como profissional. Está se dedicando ao estudo do sangue em microscópio. Viram, é assim que se contribui.
Mas, para os cientistas e médicos das Testemunhas de Jeová isso tudo que eu tô apresentando aqui é balela. Estou imaginando vocês agora, como se fosse possível OPERAR TODO MUNDO SEM SANGUE INDEPENDENTEMENTE DA INDICAÇÃO DA CIRURGIA, IDADE, SEXO, DOENÇAS PRÉVIAS E USO DE MEDICAÇÕES, tudo é possível em nome de minimizar o que a ciência prega. É tão possível quanto viajarmos com Doroty no arcoiris visitar o Mágico de Oz. É possível ter uma noção criada pelas Testemunhas de Jeová no caso da paciente de 19 anos que morreu em 2006 por recusar sangue. Clique aqui para ver a reportagem do site Terra.
Um dia Deus mostrará o real caminho as Testemunhas de Jeová e aos médicos. Espero estar vivo para ver qual é. Se é que já não mostrou e nós não conseguimos ou queremos enxergar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.