23 de novembro de 2011

Vitor Artes: Fábio SIAFA

Alagoas não possuia escolas de artes em demasia nem em pequena quantidade como se pode ver em outros estados, mas não era por isso que não fazíamos sucesso no cenário das artes. Os nossos grandes nomes apareciam internacionalmente como Tânia Pedrosa, Pierre Chalita, entre outros que marcaram a História local e das artes de uma maneira geral.

Agora! Nós, pobres mortais, temos a Vitor Artes.




Foto. Fachada da empresa na Avenida Fernandes Lima
É uma empresa recém-chegada de Pernambuco que investiu tudo que podia nas artes aqui em Maceió. A escola tem tudo do bom e do melhor além de oferecer vários cursos nas artes. Que adiantaria tentar disseminar a arte se ninguém aqui é amadurecido suficiente para valorizar e comprar arte? Os diretores da escola resolveram dar uma solução mágica que se faz muito na Medicina. Trazer conhecimento ao público para que este, entendendo, passe a valorizar e produzir a sua arte.

Meu sonho: a escola ainda não oferece cursos aos alunos da rede pública, mas isso ainda é coisa pro futuro. Vou sugerir que façam um concurso com os jovens que desejem conhecer o mundo das artes. O vencedor poderia fazer o curso de desenho ou de pintura. É um sonho mesmo, mas pelo menos é sonho pátrio.

A escola possui um professor, Fábio SIAFA, que além de ser artista plástico conhecido em outros estados é um MEGA PROFESSOR. Ele percebeu que num futuro bem próximo será a referência de todos os alagoanos artistas que se dedicarem a pintura, pois, seu objetivo é semear em solo fértil e disseminar sua arte por anos a fio na Terra dos Marechais. A técnica pedagógica dele é muito simples e ideal ao seu estilo, pois, apesar da turma conter 10 alunos seu atendimento é individualizado. Ele descobre as dificuldades dos alunos e muda este cenário. Os norte americanos chamam este tipo de ensino de OTO, One To One, ou seja um professor para um aluno, só que Fábio faz isso naturalmente e com 10 alunos no mesmo ambiente didático, pois, acredita neste caminho para o aprendizado.



Foto. Professor Fábio SIAFA
Segundo Fábio SIAFA "O aluno deve receber algumas instruções, mas a presença exagerado ou superproteção do professor impede que o aluno aprenda e demonstre seu potencial, por isso, em alguns momentos, o aluno deve tentar sozinho. Eu apenas mostro como se faz e faço o aluno passar por dificuldades gradativamente para superá-las e tornar-se um mestre".

Segundo Fábio SIAFA "O aluno deve sentir prazer no que faz, por isso, não exijo tempo para término de um quadro, o que vale é a felicidade".


Foto. Dona Deusuita, uma das melhores alunas da terceira idade


Oque é mais incrível no professor Fábio é que ele não mostra seu material e acredita que só os alunos devem fazer isso para que eles mesmos possam se estimular. Quem quiser ver alguma coisa sua só vai conseguir em fotos que ele tras em todas as aulas. A pintura de um aluno incentiva os demais para buscar o mesmo resultado final ou melhor.

Fábio também consegue fazer as crianças produzirem arte e clama aos pais para que os mesmos façam exposições, mesmo que as obras tenham de ser reunidas. É incrível como ele acredita no potencial das crianças.




Foto. Rosa Maria, alunos com 7 anos de idade
 
A escola está de parabéns pela iniciativa. Os alagoanos estão de parabéns porque estão cada vez mais aprendendo o que é arte. O professor Fábio está de parabéns por ser um visionário e dedicado ao que faz além de acreditar no potencial dos alagoanos.

Obrigado Fábio por acreditar em nós.

Tenho fé em Deus que dáqui sairão muitos mais Picassos dáqui para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.