23 de maio de 2012

Matar uma leão por dia



Figura. Desenho de casario - não utilizei régua para vencer este leão

Recentemente li um texto de Pierre Schurmann que falava sobre "matar um leão por dia". 

Há uma fraze dele que expressa tudo que ele quis dizer no texto: "A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se". 

De fato, pequenas adversidades fazem com que a pessoa desenvolva capacidade para resolver pequenas coisas, mas quando as grandes dificuldades aparecem em quem nunca as enfrentou ocorre um "desmoronamento emocional". A vontade de desistir aparece no ato. 

É preciso ver as adversidades como possibilidades de crescimento para expressar suas potencialidades e principalmente para usar a imaginação no processo criativo para solução dos problemas. Meu filho (quatro anos) queria um briquedinho que estava no alto do armário dele. Depois de pensar um pouco ele pôs uma cadeira no local e, em seguida, escalou-a com muita dificuldade. Em vez de pedir-lhe para não fazer isso, logo na sua primeira iniciativa criativa, aproveitei a oportunidade para ensinar-lhe como usar a cadeira de forma mais segura e com menor possibilidade para que ela virasse na sua direção e, claro, com ele junto. Observando outras vezes percebi que ele passou a usar a técnica de proteção outras vezes e nunca caiu. A mãe até nem olha mais.

Assim como o autor eu também não sei o que seria mais importante na solução de um problema: "conhecimento pleno sem atitude" ou "imaginação e criatividade com atitude". Alguns acreditam que nesta situação a imaginação vale mais do que o conhecimento sem atitude. Ter atitude perante os problemas é a solução, mas para desenvolver atitude é preciso ter problemas.

Mas como fazer para que as pessoas adquiram habilidades para solucionar problemas e encará-los como oportunidades? Não sei como fazer isso, mas criei algumas reflexões para ajudar neste momento:

- Quanto mais problemas maior o aprendizado.
- Problemas, tô dentro!
- Meu nome é solução e meu trabalho são os problemas.
- Sem problemas não sei crescer.
- Que venham, imaginação serve para solucionar o possível.
- A morte não tem solução, problema tem, e irei resolvê-lo.
- Problema, não é o primeiro e não será o último.