8 de janeiro de 2010

Sociologia, História e Filosofia

Sociologia, História e Filosofia

INTRODUÇÃO

A Sociologia, a História e a Filosofia são ciências consideradas sociais porque interpretam o homem no seu convívio em sociedade e facilitam a interpretação das atitudes e transgressões que hora podem ser consideradas corretas, atos de heroísmo ou ações revolucionárias.


CONTEÚDO

A Sociologia é uma ciência que estuda a constituição dos seres humanos, a sua evolução e o seu desenvolvimento (PRIBERAM, 2008). A Sociologia tem como objetivo principal estudar o comportamento social humano (SOUZA, 2001). Viver em sociedade é viver nos moldes traçados por alguns que se tornaram o padrão do convívio aceitável e aquele que transgride o padrão é tido como conflituoso. A Sociologia ajuda a compreender o comportamento social com uma visão mais crítica e pautada em pensamentos de cientistas sociais como Augusto Comte (1798-1857) e Émile Durkheim (1858-1917).

Compreende-se como História o estudo sistemático do passado; dos fatos sociais, econômicos e intelectuais que são considerados significativos (PRIBERAM, 2008). A História é uma ciência que transmite o conhecimento sobre os fatos ocorridos no passado, porém alguns fatos de grande ou, até mesmo, mínimo impacto podem influenciar no comportamento social e no convívio em sociedade. Um exemplo marcante da nossa conteporaneidade foi o ocorrido no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos que desencadearam uma aversão nos norte-americanos aos muçulmanos e ao desencadeamento de uma guerra que acabou depondo Sadan Russen do poder e condenando-o a morte de forma muito sumária.

Conceituar Filosofia é bastante difícil, pois os mais diversos autores filosóficos são contraditórios entre si quando são questionados sobre o conceito de filosofia (PRADO JR, 1981), entretanto a filosofia pode ser considerada a ciência do princípio e das causas (PRIBERAM, 2008). O convívio em sociedade levou alguns pensadores da filosofia a refletirem sobre o relacionamento interpessoal e a interpretar fatos e situações na vida do homem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O homem sempre procurou entender e contar a sua história desde os seus tempos primórdios e essas três ciências são formas diferentes de expressar este desejo universal.


REFERÊNCIAS RECOMENDADAS

  • Prado JR, C. O que é filosofia. São Paulo, Brasiliense: 1981. Disponível em: <http://www.culturabrasil.pro.br/oqueefilosofia.htm>. Acesso em: 2 de junho de 2009.
  • Priberam. Língua portuguesa on-line. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx>. Acesso em: 2 de junho de 2009.
  • Sousa, A.M.R. O que é sociologia. Pense, 2001. Disponível em: <http://viasantos.com/pense/arquivo/0020.html>. Acesso em: 2 de junho de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.