O Brasil já foi um país de escravos, mas o cativeiro era a própria terra brasileira e o sofrimento era físico. Os escravos eram aqueles nativos da África e que não possuíam vontade própria, apenas trabalhavam para os seus senhores levando chdotadas sempre e a todo momento para a execução das tarefas. Atualmente não se admite falar em escravos, mas quando isso ocorre é porque estão se referindo aos escravos como aqueles da época do Brasil colônia, coisa que realmente não existe mais, porém a escravidão ainda existe hoje inclusive dentro da nossa própria casa permeando as relações entre os iguais.
A escravidão na atualidade pode ser compreendida como o estado ou situação de um indivíduo que deve obedecer frequentemente a determinados comandos sem que sua opinião seja valorizada ou que sua vontade seja respeitada em relação à execução de alguma ação ou atividade. Este estado de espírito desaparece ou é amortizado quando o indivíduo é, pelo menos, remunerado pelo que faz. Alguns exemplos de escravidão na atualidade são: a moral, a intelectual, a sexual, a social, a comercial e muitas outras. Dependendo da situação a escravidão recebe outros nomes, por exemplo, capitalismo, casamento, etc.
A carta de alforria nem sempre pode ser facilmente conseguida uma vez que, na maioria das vezes, as obrigações sociais e morais impedem que o escravo se afaste de tal situação. Filhos, contas a pagar, o desejo pelo ter, a necessidade de comprar, sofrimento da doença de familiares, a necessidade de viver de qualquer forma, em fim, muitos são os motivos que impedem a alforria. A alforria requer reflexões, atitudes, mudança de posturas e muita coragem para mudar de direção. “Quem não tem coragem de mudar de direção nunca sairá do mesmo lugar.”
O capitalismo é o maior criador de escravos do planeta. Ele se mantém firme e forte apoiado na maioria dos sete pecados capitais, pois, sem eles o captalismo já teria sumido da história. A humanidade se tornou escrava do ter e, se for o caso, sem escrupulos com os fins justificando os meios.
O pensar e o agir corretamente levam a liberdade, mas para filosofar é preciso querer mudar e saber que qualquer situação ruim para alguém, mas cômoda para outrem vai exigir tempo e perseverança para aquele que deseja mudar. O agir depende do pensar. O mundo não foi criado num único dia e a vida não vai acabar sem te dar a oportunidade de mudar para melhor. Reflita, mude, a felicidade depende somente das suas atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.