24 de junho de 2010

JORNALISMO E JORNALISTAS

O jornalismo é a atividade profissional que consiste em divulgar a informação. A informação deve ser preferencialmente inédita, próxima ao espectador ou leitor e relevante para que chame a atenção do espectador. O problema do jornalismo é a forma pela qual o jornalista, profissional da comunicação que lida com a informação, trabalha ou "divulga" a informação. 
O jornalista é capaz de se submeter a tudo para obter um "furo" jornalistico. Ele vai a guerra, está na COPA do Mundo de Futebol, em fim só falta viajar para o espaço sideral para escrever ou filmar de fora do planeta. O jornalista, nem todos, é capaz de filmar uma senhora se afogando sem nem esticar-lhe a mão para salvá-la contanto que não se perca a informação. Este fato já ocorreu e foi muito divulgado o tapa que a senhora deu no jornalista depois que conseguiu salvar a si própria sozinha. O profisional também é capaz de dizer tudo a seu entrevistado para conseguir a informação. É como se o lema fosse: TUDO PELA INFORMAÇÃO.
O jornalista em geral não está preocupado com as consequência do que divulga e não existe órgão fiscalizador nem punitivo para o jornalista. Quando alguém se pronuncia contra a imprensa nota-se logo uma atitude agressiva do jornalista abordando que jornalismo é democracia e que quem é contra o jornalismo é contra a democracia. 
Ora, a democracia surgiu na Grécia e para se manter utilizava escravos de guerra. O termo representa hoje um regime de governo onde o povo toma as suas próprias decisões diretamente ou sendo representado por alguns poucos escolhidos. Criticar a imprensa não é o mesmo que criticar a democracia ou ser contrário a um jornalista não é ser contrário a todo um sistema democrático de um país. Acho que talvez os jornalistas seriam melhores representados pelo lema "QUEM MECHE COM O JORNALISMO MECHE COM O LIBERALISMO". O Liberalismo prega a LIBERDADE INTELCTUAL tendo sido muito discutido inicialmente na França e na Alemanha com grande participação de ilustres figuras históricas Bismarck (1864) e Garibaldi (1848). 
A atividade jornalística não deve ser confundida com a "anomia". O jornalismo requer ordem e não anarquia. O jornalismo como é feito hoje "PARECE" POR ALGUNS para ser executado apenas com o objetivo de divulgar por divulgar independentemente do que possa ocorrer com quem quer que seja após o divulgar. Alguns exemplos: perguntaram ao Zinédine Zidade em entrevista coletiva na COPA do Mundo de 2010 quem era o jogador considerado "o traidor" e que seria o responsável pela vergonhosa participação da França no mundial;  entrevistaram o Padre Fábio de Melo em rede de televisão no Brasil se ele era virgem; entrevistaram o rei da música romântica do Brasil Roberto Carlos se ele era portador de doenças mentais como o distúrbio obssessivocompulsivo e se não o fosse por que ele só utilizada o azul nos shows; demonstraram a figura do Papa Bento XVI junto ao seu irmão informando que o seu irmão era pedófilo; etc. Qual a finalidade do jornalismo em todas estas situações? Somente quem pratica o jornalismo é capaz de entender os porquês destas situações.
Em suma, jornalismo não é anarquismo. O jornalismo bom e responsável ainda existe, é aquele realizado por pessoas competentes como Miria Leitão, Renato Machado, William Bonner, Ricardo Costa (Alagoas), Juca Kfouri, Arnaldo Jabor, Max Gehringer, etc. O jornalismo bom merece ser contemplado sempre lembrando que jornalismo e democracia são duas coisas completamente diferentes e que o bom profissional jamais irá se esconder atrás da democracia para justificar suas atitudes.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.