17 de junho de 2010

SOCIEDADE DO TER

TER ou SER, eis a questão. Estamos vivendo na era do ter. O ser humano quer ter tudo e a curto prazo não importando a família, a felicidade, os outros, etc. Ser é o problema da sociedade atual, pois, ninguém deseja ser nada só que ter.
Ter tudo é o que prega a sociedade capitalista. Ter carro, ter casa, ter celular novo, ter computador, mas ninguém percebe o que realmente se deve ter: felicidade, paz, amor ao próximo, saúde, sexo seguro e com amor, Deus no coração. Max, no fundo no fundo, jamais permitiria uma sociedade sem ter, mas deveria ter pregado também o ser.
Ser implica em executar um papel social, em escolher em que se deve empregar o tempo para se ter satisfação e fazer o bem. Em tese todos deveriam ser algo para ajudar a humanidade em algum aspecto. Posto assim parece que todo mundo deveria ser presidente, secretário das Nações Unidas, mas não se trata de cargo, trata-se da execução de um ofício para alguém ou para alguma comunidade. A humanidade pode ser todo mundo ou a humanidade por ser um ser individual. O indivíduo deve fazer o bem a si e aos circunvizinhos executando algo de bom e de preferência que cada um escolha a forma do seu ser.
Ser ou ter não importam, tanto se pode ter como se pode ser, o que importa de verdade é como ser o que se quer ser e como ter o que se quer ter de forma que não se sufoque nem se acabe com ninguém, nem mesmo aquele que pretende ter, nesse processo do ter e do ser. Ter tudo é um objetivo do capitalismo e não precisa ser o objetivo de ninguém. Ser algo deve ser o objetivo de todos para poder um dia sentir que se contribuiu com a humanidade sob algum aspecto e em algum momento.
Deus permite o TER e o SER, porém exige que se tenha e que se seja com moderação, respeito e dignidade. O livre arbítrio permite que o ser humano tenha, seja e viva sem moderação, respeito e dignidade. 
Viva e seja o que quiser tendo o que quiser. Seja bom. Faça as suas escolhas enquanto ainda pode ter e ser tudo que quiser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.