A dança deverá em breve fazer parte do ensino brasileiro como um aprendizado obrigatório junto a outras atividades artísticas como o teatro e a música, mas quem ensinará isso nas escolas?
O profissional da educação física trabalha o biofísico como forma de condicionamento para a saúde física, mental e social. Professor de educação física nunca foi professor de dança e agora é que ele não quer ser isso mesmo. O que está em voga agora é ser personal ou estar em academias de malhação e, naturalmente, todo mundo quer dinheiro então alguém precisa assumir este papel de professor de dança.
O professor de dança deve ser capaz de ensinar qualquer coreografia aos alunos. Não estou falando de balé estou falando do profissional da arte que trabalha a dança como linguagem corporal e estética. Ensinar dança não é o que se vê no programa DANÇA dos FAMOSOS. Os participantes do programa estão se promovendo na mídia e aprendendo uma coreografia dando verdadeiros shows de dança, mas não aprendem a dançar. Ali são apenas passos para encantar as tardes de domingo num programa que precisa ter audiência.
O melhor é dançar de verdade e sair da fantasia. Dançar de verdade é: ouvir um forró e saber o básico fazendo os passos para frente e para trás, dor rodopios, segurar na mão com da dama com firmeza e delicadeza, conduzir a dama com elegância, entrar no ritmo sem errar, etc. Coreografar não é dançar. Precisamos de gente que ensine o básico aos meninos do ensino fundamental, nossos filhos, netos, sobrinhos e porque não a nós mesmos.
Dança não tem idade para começar. Dançar de fantasia é o que estamos vendo na DANÇA dos FAMOSOS. Seria ótimo de todos dançassem mesmo ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.