3 de outubro de 2011

Correr 5 km, tudo por causa de 1% (EcoRun Maceió - 2011)


Antes da decepção:
Eu era um homem feliz poque possuia a felicidade do não saber. Corria otimamente apenas míseros 3 km.
Cansava.
Colocava os "bofes" para fora. 
Certa feita, vi na televisão as olímpíadas dos atletas paraolímpicos. Numa das reportagens o assunto era corrida para deficientes visuais. 
"- Para correr nesta modalidade é preciso ter menos de 30% de acuidade visual."- Disse o reporte.
Fiquei com isso na mente e resolvi perguntar ao meu oftamologista na época qual era a minha acuidade visual.
"- A sua acuidade é de 31%.- Disse o médico.
Cara, fiquei estatelado.
Cai das nuvens.
Eu podia ser um atleta cego, mas só faltava me cegar mais 1%. Esperei alguns anos, mas este 1% nunca caiu.

Cantinuação da decepção:
Em algum dia da vida eu resolvi participar da minha primeira corrida. Na inscrição desisti de cara. Nem paguei. A corrida para deficientes físicos era de 3 km e o mínimo dos não deficientes era de 5 km.
Era humamamente impossível que eu corresse mais 2 km além do meu limite. 
Desisti de tudo.
Não queria mais correr.
Nunca.

Depois da decepção:
Depois de muitos anos um evento médico me ocorreu. Senti dor nos joelhos. Uma dor de difícil tratamento mesmo. Procurei um ortopedista. O que o cara tinha de famoso em joelho tinha para pedir exames.
Fi-los todos.
A solução foi "ou eu entrava na faca ou fazia de imediato natação alé do remédio inicial para dor".
Bem, para não cair na faca direto agente faz tudo. Fiz opção por natação e remédio. Anestesia já viu, perigoso né (rs rs rs rs rs).
Quando a dor passou por completo eu já tinha mais de seis meses de treino e já estava nadando mais de 1000 m. 

A promessa:
Resolvi fazer um teste com o meu menisco do joelho (cartilagem que protege do impacto e que iria ser operada). O teste era CORRER. Procurei uma academia e começei a treinar, mas avisando que era doente do joelho. E assim se foram mais três meses antes da cirurgia. Uma semana antes da cirurgia eu não tinha nada a perder e resolvi correr na esteira da academia. 
PASSEI 50 MINUTOS NA ESTEIRA SEM DOR. No final dos 50 minutos eu fui dar uma olhadinha na distância, pois, não tinha nada a perder. Já iria operar mesmo.
Uau!
Susto!
Alegria!
Corri 5,7 km sem cansar!
Foi ai que prometi a mim mesmo que tão logo fosse possível correria 5 km em corrida de rua. Maceió estava ainda brotando nestes eventos, mas já se ouvia falar das intenções de fazer tais corridas.
Por falar em corrida convido todos para correr a corrida do Exército (Corrida Duque de Caxias).

A vitória:
Hoje quando corro em alguma corrida e chego ao final me sinto um verdadeiro número um porque tudo isso ocorreu por causa de 1%. Mesmo chegando em último.

Atualmente:
Eu sei que existem os deficientes físicos, mentais e intelectuais, mas prefiro não conhecer o conceito deles todos para não fazer mais promessas para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.