5 de outubro de 2011

O materialismo histórico dialético

Material cedido por Tatiana Rosa Bezerra Wanderley Barbosa, aluna do curso de Letras do COC MAceió.


Docente: Heloisa Maria Toledo
Disciplina: Ciências Humanas I
Atividade Avaliativa II
Tatiana Rosa Bezerra Wanderley Barbosa

O materialismo é uma doutrina filosófica que repulsa tudo que é espiritual ligando a realidade à matéria, ou seja, é a negação de existência do divino em prol do material e suas modificações. O materialismo histórico foi primeiramente abordado por Marx para tentar explicar o cotidiano da vida social no modo de produção e negando a ação das divindades, dogmas e igrejas. Chama-se histórico porque Marx buscava explicações históricas para explicar o contraditório, ou seja, dar vazão a dialética que acredita piamente que nada é fixo, mas constantemente aperfeiçoado com o tempo cronológico e as transformações materiais da realidade humana.
Os elementos básicos da dialética são: a tese, a antítese e a síntese. A tese é a afirmação, a antítese é a oposição e a síntese é o resultado final da interação entre a tese e a antítese. A frase “Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência” demonstra claramente o caminho da dialética. A tese é que não é a consciência humana que determina a vida, os processos sociais ou o modo de pensar ou comportar, mas a consciência gera apenas o pensamento que depende basicamente das necessidades humanas. A antítese é a vida determinando a consciência, ou seja, o modo como o homem vive e produz seus afazeres é que gera a consciência co que está ao seu redor. A síntese seria exatamente acreditar que a frase represente a consciência humana baseada na produção e atitudes do cotidiano impulsionando o homem a mudanças independentemente da ação do acaso ou divida, mas a consciência é uma resposta direta do produção diária de coisas e relações.
Em suma, o materialismo histórico dialético surgiu com os pensamentos de Marx e Engels considerando modificações na sociedade fundamentadas em fatos ou acontecimentos históricos e que a frase citada e analisada refere-se a construção da consciência baseada no modo de produzir a realidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.