9 de novembro de 2011

Pintura naif: história


É a arte dos autodidatas, ou seja, o artista não passou por escola de arte para executar a sua arte. A palavra francesa naif vem do latim "nativus" que, como o próprio vocábulo sugere, significa natural, primitivo, nativo e espontâneo. Então arte naif é a arte sem modelo. Esta arte não deve ser confundida com a arte popular, pois, até a arte popular segue padrões que se repetem com o passar dos anos para mater tradições. A pintura naif seria a pintura sem perspectiva, sem uma  combinação de cores e pela visão simplificada do mundo.
A arte pode ser reconhecida pela  "simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico". A arte iniciou-se em com exibição de trabalhos de Henri Rousseau (1844 - 1910), Paris. Picasso reconheceu na simplicidade naif uma forma fantasiosa de expressar a realidade e fez referência a Henri como o maior pintor deste estilo naquela época.
A simplicidade das pinturas não significa que não existam detalhes, pelo contrário, "a arte naif é a arte dos detalhes". A partir do século XX houve difusão para outras partes do mundo principalmente Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti. No Brasil grande destaque a Chico da Silva (1910 - 1985), Djanira (1914 - 1979), Cardosinho (1861 - 1947), Luís Soares (1875 - 1948), Heitor dos Prazeres (1898 - 1966), José Antônio da Silva (1909 - 1996). 
A artista TÂNIA DE MAIA PEDROSA é o destaque em Alagoas nesta arte. Ela é pintora, colecionadora e advogada, formada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Faculdade Cândido Mendes, RJ. Foi premiada na 4ª Bienal "Naifs do Brasil" (SP), prêmio "Naïfs do Brasil" e "Destaque" na Bienal 2000. Já expôs na Lês Invites de M'me Jeanne, no Centro Regional d'Art Contemporain, Château du Tremblay, Fontenoy-França. Segundo o doutor Fernado Gomes, responsável pelas empresa Emília Clarck, Tânia será homenageada pela Academia de Balé Maria Emília Clarck em apresentação que se dará em 18, 19 e 20 de novembro deste ano.


Fontes consultadas
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5357
http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/09/pintores-naif-arte-brasileira.html
http://www.trt19.gov.br/mpm/ultimas_noticias/eventos/salao/2006/X_Salao_2006_imagens.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.