30 de maio de 2012

Karate: a arte de oprimir de mãos vazias



Segundo o site http://karateinfor.br.tripod.com/filosofia.htm "O Karatê é um esporte-arte fundamentado nos princípios do respeito mútuo e equilíbrio corpo mente, de forma a buscar o elevo do caráter e harmonia no convívio social  procurando sempre a correção dos erros numa visão de auto-estima e respeito ao próximo.".

Levei meu filho a academia Ippon (Maceió/AL) para que o mesmo, apesar de 4 anos, pudesse se interessar nas artes marciais e na arte do esporte. Pensando na filosofia acima e querendo muito esta realização tentei por lá.

O dono da academia é o senhor Jadegilson que tem 30 anos de prática e 15 anos como administrador desta academia. Muito simpático e educado, mas infelizmente não assume todos os horários de aula.

Eu fiquei extremamente indignado com o que vi na academia na ausência do senhor Jadegilson. Foi horrível. Meu filho foi ameaçado de castigo e outro na mesma aula recebeu castigo como forma de disciplina para corrigir suas atitudes que, naturalmente, deveria ser feito pelos pais e em casa. O que eu estudei, como educador, que achei mais parecido com isso foi a PEDAGOGIA DO OPRIMIDO desenvolvida pelo filósofo Paulo Freire. Quem nunca ouviu dizer de algum professor: 

-"Agora estão conversando muito, mas na hora da prova vamos ver que ri melhor". 
Este módico exemplo demonstra a ação antidialógica que mantém a classe dominante sobre a classe dominada sob algum aspecto, neste caso, considero a classe dominante o mestre, a classe dominada o karateca e o karate como sendo um aspecto cultural.

Foi uma pena o que eu vi, mas tenho certeza que isso não irá se repetir, assim nos garantiu o próprio dono da "escola".

É uma pena que para mim tenha ficado uma imagem negativo do karate e para meu filho tenha ficado a seguinte filosofia do esporte-arte: "O karatê é a arte de oprimir de mãos vazias".

O Mestre Jadegilson não tem culpa do ocorrido, mas tem responabilidade sobre a escola cabendo a ele estabelecer ação dialógica entre alunos e mestres.

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