12 de setembro de 2012

Nem Tudo É o Que Parece



É incrível como nós assumimos suposições como verdades absolutas sem questionar o que de fato possa estar por trás dos fatos ou das informações. Um jornal televisivo da Globo informou o seguinte: "O PARTO NORMAL PERMITE QUE O NASCITURO TENHA UM MAIOR DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL AO LONGO DE SUA VIDA". Ao meu ver foi uma informação bombástica porque nem todo mundo pode nascer de parto normal e ainda estaria condenado a ser oligoide, burro, imbecíl, etc, pelo resto da vida devido a uma escolha que nem foi sua e sim do obstetra da mãe. 

Que fiz eu?
Resolvi investigar melhor esta informação.

Achei!

Li-a!

A PESQUISA FOI REALIZADA COM RATOS. PASMEM. COM RATOS. Seria um rato igual ao ser humano ou resultado de pesquisa é tudo igual? Para que serve pesquisa deste tipo? A pesquisa com animais é um passo inicial na busca das respostas aos seres humanos e NUNCA, JAMAIS,  poderíamos extrapolar os resultados dos ratos aos seres humanos. Rato é rato. Se pesquisa fosse tudo igual faríamos tudo em animais. 

É por causa desta e de outras que fica fácil de "informar" os brasileiros. Os jornais a informação passam a informação por desconhecimento da filosofia envolvida na pesquisa, os pesquisadores divulgam para os jornais porque precisa passar adiante sua informação e o espectador acredita sem nem saber porque está acreditando. E assim continua a criação de mitos no cotidiano.

Mas, ...
Um dia, quem sabe, pode ser que a iluminação divina chegue ... Mesmo que a poucos. O pior é permanecer assim todo mundo sem luz. A escuridão da ignorância trás segurança e a incerteza do novo trás a dúvida. 

Recomendo a leitura do livro ESTATÍSTICA NO EXCEL PARA LEIGOS. Isso ajudaria todos a sermos melhores consumidores da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.