18 de setembro de 2012

Ser outra pessoa



De Zé Maria de Fortaleza,

...

Chega a moral de história
Como bem podemos ver
Que ninguém se satisfaz
Com o que consegue ser
Quando um chora para subir,
Outro pede para descer

Cada ser tem sua origem
No céu, na Terra ou no Mar.
A lei de Deus é quem bota
Cada um em seu lugar.
E o poder da natureza
Ninguém pode ultrapassar.

...

Estes versos fazem parte de um cordel infantil escrito por Zé Maria. Abordam o ser e cada um de forma que a criança mais ou menos entenda que "Cada um é como cada um" e que todos desejam ser outra coisa ou pessoa em algum momento da vida. É interessante como isso ocorre também com muitos na vida adulta "não gostar de ser quem é" ou "querer ser diferente".

Não gostar de ser quem você é deve ser uma coisa muito íntima e individual. Qual o motivo para você estar neste dilema? Não há nem como outros te ajudarem só você mesmo para elucidar as questões que incomodam.

Ser diferente não precisa fazer plástica de face e se transformar em outrem, mas precisa que o indivíduo mude seu pensamento ou seu espírito e seja diferente como pessoa. O primeiro e mais difícil passo é o da decisão é o querer mudar sob algum aspecto do seu cerne. A resistência ocorre as mudanças que são permanentes. É incrível como as mudanças sacodem com as pessoas! Mudar de endereço, mudar de marido, mudar de emprego, etc. Muitos preferem ser infelizes e permanecem imutáveis. Mudança também não implica dinheiro em todos os casos, não é verdade?!

A comparação ajuda na evolução. As pessoas deveriam comparar na forma da contradição filosófica. Não se assuste. Não é difícil. Você já ouviu isso: "ser ou não ser, eis a questão?"

A contradição não é bem x mal, feio x bonito, etc. A contradição verdadeira deve ser o bem x não bem, o feio x o não feio, etc. então seria O José x O não José, pois, o não José pode ser o que você não deseja ser ou até mesmo, surpreendentemente, o que o José poderia ser melhor. A comparação consigo é muito melhor do que com outras pessoas. Já pensou: Timbó x T. Cruise, nossa! 

O dilema filosófico  "conhece-te a ti mesmo" ainda é o maior desafio da humanidade e continua de pé. Você parou para se conhecer um pouco?

Eu sou infezado o tempo todo, exigente, chato, crítico, não sei falar com educação com as pessoas, às vezes quero impor meus conceitos aos colegas, sou poeta de cordel, sou um professor que não consegue deixar o aluno respirar querendo lhe impor muito conhecimento ao mesmo tempo, etc.

E você?

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.