17 de outubro de 2012

Genérico, de marca ou similar?



O remédio de marca dispensa comentários. Foi testado, comprovado, passou por órgão de ética em pesquisa, recebeu número e, em fim, faz o efeito ao qual se propõe.

O remédio genérico possui composição idêntica ao de marca e fazem igual efeito. É absorvido na mesma fração e velocidade e pode substituir o remédio de marca. Em baixo do nome da medicação você achará a frase: - medicamento genérico - Lei 9787/99. 

O remédio similar é similar, MAS não é igual, é similar. Em alguma coisa ele é diferente do remédio de marca e possivelmente o efeito não é o mesmo, por isso NÃO SERVE PARA TOMAR O LUGAR DO REMÉDIO DE MARCA QUE SEU MÉDICO PRESCREVEU. Falta a eles os testes de bioequivalência que dizem se o remédio age da mesma forma que o demarca ou não.

FATO: todo mundo quer comprar mais barato.

FATO: balconista que vender mais barato e fazer você comprar mais e voltar sempre.

FATO: a indústria farmacêutica quer vender.

FATO: você está comprando remédio barato sem ter a certeza que irá curar-se. A indústria farmacêutica que vender e o farmacêutico quer ficar com seu emprego. 

Neste meio desta guerra você está só. Consultar o médico duas vezes só se for pagando. E vai confiar e trocar a medicação confiando numa pessoas que depois nem poderá processar. O médico passou uma coisa e você tomou outra. Algo deu errado. A quem você vai recorrer? A justiça para mexer com ... 

Então o que fazer?

NÃO COMPRE REMÉDIO SIMILAR;
RESPEITE A PRESCRIÇÃO MÉDICA;
TIRE SUAS DÚVIDAS NA HORA DA CONSULTA: "- Doutor, este remédio pode ser trocado por um mais barato? Qual?";
SIGA A RECOMENDAÇÃO MÉDICA, DA ENFERMAGEM, DA FISIOTERAPIA OU DA PESSOAS QUE VOCÊ CONSULTOU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.