6 de novembro de 2012

O chá verde emagrece mesmo?


A vida moderna nos impõe limitações sérias no cotidiano e entre elas modifica o hábito de comer. Basta olhar para o país mais desenvolvido o mundo, EUA, que se percebe a maior população de obesos do mundo. Um milagroso chá surgiu nas paradas para fazer todo mundo sentir-se bem e magro, o chá verde.

É incrível como as pessoas acham que dieta funciona como comprimido. exemplos: "- Se eu comer uma maçã hoje, no futuro jamais terei um infarto."; "-Se eu usar duas colheres de azeite de oliva por dia durante um ano, então em 50 anos nunca terei problemas de coração."; etc.

Isso me motivou a dar uma olhada nas pesquisas. Achei algumas frases que podem ajudar todo mundo:
a) Duas colheres de sopa de uma concentração do chá...
b) Passaram por uma dieta antes...
c) Somente o grupo do chá perdeu peso...
d) Faz com que a gordura não seja absorvida totalmente...
e) Perdeu 12 kg ...

Porém alguns comentários devem ser feitos em relação as pesquisas:

a) Os participantes são “voluntárias e mulheres”. Percebeu? Sabidamente as mulheres aderem melhor a qualquer tipo de dieta em prol da beleza e os voluntários de cada pesquisa se comportam diferente de qualquer população. Vamos ver uma situação hipotética: se você soubesse que estava com câncer incurável e já terminal e que existe um remédio em testes que deve ser tomado todos os dias o resto da vida para que a vida fosse prolongada em 10 anos, pois, foi o que se descobriu nos ratos. Você usaria isso todo dia? Mesmo sendo remédio de teste?

b) Chá mais exercício. Quem fez a pesquisa teve mais benefício recebendo o chá e fazendo exercício. Você está disposto a ser atleta também ou só quer o chá? Regularmente não dizem qual foi a modalidade esportiva nas entrevistas ou jornais.

c) Pó com alta concentração. A medicação usada, chá, sempre é dada em "alta" concentração. Não sabemos se conseguiríamos tomar jarras diárias deste chá. Usar pó na dieta é bom, mas tomar jarras de chá ... Não sei se é bom assim.

d) Termogênico. Ou seja, o chá aumenta o metabolismo (faz o corpo consumir mais energia) e se exagerar na dose causa prejuízo. Um efeito clássico: aumenta a frequencia cardíaca e a pessoa sente mal estar. O café, a canela e o azeite de oliva são termogênicos também. Será que podem ser tomados juntos com o chá verde? e se tomar junto não poderia reduzir a quantidade de jarras diárias de chá.

Em fim, se o ambiente da pesquisa não for repetido o resultado não ocorre e se ele não se reproduz é porque não podemos confiar que TODA A POPULAÇÃO brasileira poderá emagrecer com o chá.

Vou dar um conselho da minha avó: como de tudo um pouco.
Vou dar um conselho meu: além disso, faça algum tipo de esporte.

Usar chá verde é bom, mas
Dieta não é comprimido
Usar por pouco tempo
Fará você deprimido
Faça um exercício
Até ficar espremido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.