Eu não posso me furtar a responder a todos que me perguntam qual a minha opinião sobre a vacina do H1N1. Mas todos estão me perguntando a mesma coisa: vale a pena tomar a vacina?
Alguns comentários podem ser feitos em relação a vacina. São eles:
1. O vírus da gripe é um vírus, mas não é um vírus como o do sarampo ou como o da varicela-zoster (catapora e cobreiro), ele é um tipo de vírus da gripe e como todo vírus pertencente a esta "família" ele sofre mutações constantes de forma que no prazo de um ano ele pode estar completamente diferente. Como a mutação não para simplesmente por parar, novas formas do vírus sempre vão surgindo a cada dia e nós podemos dizer que o seu conjunto equivalha a 100% das novas formas;
2. Em relação aos 100% dos novos vírus a vacina é construida para pelo menos 80% das novas formas. Ora se aproximadamente 20% das novas formas ficam fora da vacina já podemos inferir que a vacina não confere proteção total, apenas parcial;
3. A vacina recém construída não sofre mutação como o vírus, que nunca para de evoluir para novas formas ,então isso significa dizer que a vacina só protegerá contra as formas que surgiram até a data de produção da vacina. E as formas que surgiram após a vacina inicial ficam livres da proteção da vacina antiga de forma que a vacina só confere proteção por apenas um ano. A vacina atual foi produzida ano passado e ja deve estar comemorando seu primeiro ano de uso;
4. A pesquisa chinesa que utilizou 19.000 pessoas para testar a vacina só testou chineses. E nós como ficoamos? Os brasileiros não possuem a mesma carga genética e proteção que os chineses;
5. O H1N1 matou menos gente ano passado que o vírus da gripe comum, embora tenham atuado em faixas etárias diferentes. O H1N1 em pessoas menos idosas e o vírus da gripe em pessoas mais idosas;
6. Houve óbito registrado em todos os locais em que a vacina foi utilizada, só que uma pessoa dentro de 19.000 não significa nada estatisticamente. Os cientistas consideram este tipo de informação como relato anedótico. O meu relato aneótico então começa com conversas de bastidores de hospitais. Eu soube por fontes não fidedignas que houve um óbito após a vacinação ser iniciada aqui em Alagoas. Já pensou se fosse você, seria em você 100% de óbito;
7. A vacinação em massa para a contenção de pandemia não é o foco da estratégia de enfrentamento da segunda onda pandêmica em todo o mundo como todos pensam, na verdade os objetivos desta capanha de vacinação são: manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e reduzir o risco de desenvolver doença grave e morrer associado à pandemia da influenza;
8. A OMS estabeleceu quatro públicos prioritários para a vacinação que são: os trabalhadores de saúde, as gestantes, a população indígena e a população com doenças crônicas de base. Quem não for isso ai está em desacordo com a OMS. Acordos posteriores a esta determinação ocorridos aqui no Brasil foi que possibilitaram a vacinação de pessoas saudáveis.
7. A vacinação em massa para a contenção de pandemia não é o foco da estratégia de enfrentamento da segunda onda pandêmica em todo o mundo como todos pensam, na verdade os objetivos desta capanha de vacinação são: manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e reduzir o risco de desenvolver doença grave e morrer associado à pandemia da influenza;
8. A OMS estabeleceu quatro públicos prioritários para a vacinação que são: os trabalhadores de saúde, as gestantes, a população indígena e a população com doenças crônicas de base. Quem não for isso ai está em desacordo com a OMS. Acordos posteriores a esta determinação ocorridos aqui no Brasil foi que possibilitaram a vacinação de pessoas saudáveis.
Em suma, eu aina não percebi se a vacina é realmente eficaz ou não, porém fui forçado pelas circunstâncias (ser médico) a recebê-la. Até agora não morri e já percebi que os óbitos ocorrem logo após a vacina. Cabe a você decidir se vai se submeter a este grande experimento ou não.
Reflita.
Decida.
Faça você a sua escolha.
Ame-a ou deixe-a.
Espero que a sua decisão entre tomar ou não a vacina seja a mais acertada!
Muito sensato seu artigo.
ResponderExcluirGostaria de lhe repassar algumas informaçoes, todas retiradas de veículos de informacao nacionais e internacionais, que divulguei em meu blog.
Grande abraço
-----------------------------------
Notícias reais sobre o H1N1
Nesta hora em que a maioria de nossa população se encontra indefesa e ignorante sobre a realidade por trás da gripe e da vacina, é muito importante difundir informações verdadeiras e verificáveis.
Contra fatos não há argumentos!
O que segue são notícias, reportagens e estudos, nacionais e internacionais, que colocam por terra o mito da gripe como pandemia e da vacina como a "melhor arma" contra esta fantasia que é a gripe suína. Todas as matérias tem fontes confiáveis, que podem ser checadas facilmente (o link com as fontes está no fim de cada matéria)
Por favor verifiquem o conteúdo e as fontes e repassem. No fim de cada artigo existe links para as fontes originais, muitas vezes em ingles. Usem google translate para traduzir as fontes originais.
- Austrália interrompe vacinação H1N1 para crianças menores de 5 anos após aumento no número de reações adversas
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/australia-interrompe-vacinacao-h1n1.html
- Urgente! Rapaz de 26 anos morre após vacinação
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/urgente-rapaz-de-26-anos-morre-apos.html
- Tanque Novo: Criança morre após tomar vacina H1N1
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/tanque-novo-crianca-morre-apos-tomar.html
- [VIDEO] Bebê é internado após tomar vacina contra gripe H1N1 em SP
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/video-bebe-e-internado-apos-tomar.html
- Opinião de profissionais altamente qualificados sobre o vírus H1N1 e a vacina
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html
- Bomba: Diário Digital de Portugal: Gripe A(H1N1): OMS e farmacêuticas acusadas de alarmismo
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/diario-digital-de-portugal-gripe-ah1n1.html
- Canada: Vacina contra a gripe sazonal aumenta risco de contrair gripe suína, a vitamina D pode ajudar a combater o vírus
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/vacina-contra-gripe-sazonal-aumenta.html
- Estadão: Para Conselho da Europa, OMS exagerou no alerta de gripe suína
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/estadao-para-conselho-da-europa-oms.html
- Documento de Estratégia de Vacinação Nacional Contra H1N1 Prevê Doenças Graves como Guillan Barre
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/documento-de-estrategia-de-vacinacao.html
- Bill Gates admite que vacinas são usadas para depopulação humana
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bill-gates-admite-que-vacinas-sao.html
- BBC: Gripe Suína na Inglaterra : Das Manchetes à Notícia do Passado
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bbc-gripe-suina-na-inglaterra-das.html
- [VIDEO] Grávidas perdem bebé depois de tomar vacina da Gripe A
http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/video-gravidas-perdem-bebe-depois-de.html
- Pará: Bebê morre ao receber vacina contra Gripe A
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/para-bebe-morre-ao-receber-vacina.html
- China Reporta Problemas de Paralisia com a Vacina Contra a Gripe Suína / H1N1
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/china-reporta-problemas-de-paralisia.html
- Ministra da saúde francesa duramente interrogada sobre os conflitos de interesse na vacinação contra o H1N1
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/ministra-da-saude-duramenteinterrogada.html
Grande amigo Timbó!!! Tirei um peso da minha consciência, pois não estava aguentando mais ser motivo de chacota e muitas pessoas olharem para mim com desdém, pelo fato de eu não querer tomar esta vacina. Nunca tive vontade de tomar, agora, depois dessa reflexão é que não vou tomar mesmo. Deixem eu morrer em paz, por favor. NÃO VOU TOMAR. Obrigado e desculpem minha emoção. Grande abraço Timbó.
ResponderExcluirProfessor Timbó a polêmica é propria dos filósofos. E como se comportam os cientistas?
ResponderExcluirPr. Adriano Trajano,
ResponderExcluirNão precisa temer, a vacina é segura e foi devidamente testada. Os boatos e teorias que estão circulando na internet não são verdadeiros e tem como objetivo gerar o pânico na população.
O Ministério da Saúde entende que o vírus Influenza H1N1 representa um grande ameaça a saúde publica brasileira, e por isso não tem tomado todas as providências para ajudar a população a enfrentar a nova onda da Influenza H1N1.
Temos o dever de zelar pela saúde do brasileiro e não há dúvida que a única maneira eficaz de proteger a população contra o vírus é a vacina.
Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Emerson,
ResponderExcluirO Ministério da Saúde adverte que os e-mails que estão circulando na Internet contrários à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 trazem informações falsas que não condizem com a realidade. Além de serem prejudiciais à saúde pública do país, eles tratam de especulações. Não é verdade. O fato é que mais de 300 milhões de pessoas já foram vacinadas com esta vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população.
E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo. Fato semelhante ocorreu no Brasil, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Naquela época, circularam na internet boatos de que, ao invés de imunizar a população, o Governo brasileiro pretendia esterilizar as pessoas em idade reprodutiva para fazer controle de natalidade. Mas, felizmente, a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Graças às campanhas de imunização, o Brasil também está livre da Poliomielite e da Varíola.
Teorias de conspirações como essas servem apenas para provocar pânico na sociedade. O Ministério da Saúde orienta que, ao receber um e-mail com igual teor, encaminhe a todos os destinatários esta resposta oficial, para que informações falsas não possam tomar maiores proporções, prejudicando o funcionamento de campanhas importantes à saúde dos cidadãos.
Para obter informações verídicas sobre a campanha, acesse canais oficiais como o Portal da campanha do Ministério da Saúde www.vacinacaoinfluenza.com.br ou o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) www.who.int.
Em caso de dúvidas: fernanda.scavacini@saude.gov.br