23 de maio de 2010

O PROFETA JONAS REALMENTE FOI UM PROFETA?

1. INTRODUÇÃO



a. CONTEXTO. O profeta Jonas parece ter renegado o chamado de Deus e este aspecto particular da história do profeta chama a atenção para o fato da autênticidade da sua ação como profeta. A importância máxima de Jonas na bíblia acha-se que seja a pressuposição de Jesus Cristo. Nínive era uma nação que injuriava as questões religiosas judaicas e o povo de Israel desejava o fim de Nínive, o que pareceu contrariar a vontade de Deus. Neste momento Deus escolhe Jonas para a pregação do arrependimento dos ninivitas. Jonas é considerado um profeta menor e isolado e daí a importãncia desta pesquisa no momento atual que se fundamentará em rever o aspecto da obediência do profeta ao pedido de Deus. O título que motivou esta pesquisa fundamenta-se no fato de haver uma dúvida pessoal para o pesquisador sobre a veracidade do fato de se considerar Jonas um profeta.



b. OBJETIVO. Provar a veracidade de Jonas como profeta.



c. HIPÓTESE. Jonas foi um profeta que anteviu a chegada de Jesus Cristo.

2. HISTÓRIA PESSOAL.
Filho do profeta Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel Setentrional (II Reis 14:25; Jonas 1:1). Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do antigo testamento que leva o seu nome.

3. LIVRO BÍBLICO.
O livro bíblico escrito por Jonas é conhecido como JONAS e relata a história de um profeta fujão que recebe a ordem de Deus para pregar o arrependimento a Nínive em um período de 40 dias, porém ele inicalmente não assume a tarefa recebida por Deus. O profeta toma caminho ignorado, porém Deus o transporta a Níneve por meio de um grande mamífero o que o faz executar a sua tarefa.

4. REVISÃO LITERÁRIA.
A literatura não consegue provar que ele é profeta, mas a sua fundamentação como profeta é baseada em relatos bíblicos.

6. REFERÊNCIA.
Wikipedia. A enciclopédia livre. Disponível em: . Acesso em: 20/09/2009.

7. CREDENCIAIS DO PESQUISADOR.
Nome: José Barbosa.
Formação: Letras e Literatura Espanhola pelo Centro de Ensino Superiores de Maceió (CESMAC).
Atividade atual: Aluno do curso de Teologia do CESMAC.
Email: b.josebarbosa@yahoo.com.br

PUBLICADO COM A PERMISSÃO DO PESQUISADOR

Um comentário:

  1. CONCORDO COM VC MEU AMIGIGO JONAS NÃO FOI UM PROFETA MAS TE DIGO SERÁ COMO ESTA ESCRITO ESTA GERAÇÃO ME PEDE UM SINAL E NENHUM SINAL LHE SERA DADO SEN~ÇAO O DO PROFETA JONAS ISTO INDICA QUE ESTARA NO FUTURO MAS COMO ESTA ESCRITO NÃO PREGAREI MAS SEMPRE ME MANTEREI FUGINDO POIS NIGUEM SABE DA MINHA EXISTECIA SÓ EU EU NÃO VIM NA E´POCA DE SALOMÃO MAS ESTA ESCRITURA ~´A ESTAVA ESCRITA A MEU RESPEITO MAS TE DIGO QUE NEM SALOMÃO COM TODA SUA GLORIA LHE DADO A SABER ISTO MAS ESTE LIVRO FOI ESCRITO POR NAUM E É UMA PARABOLA PARA QUE SE CUMOPRA NOS DIAS DE HOJE MAS COMO TE DISSE O QUE DEPENDER DE MIM NÃO FAREI A PLANTA QUE DEUS FEZ NASCER ERA MINHA SOBRA OU SEJA MINHA ESPOSA QUE ELE TIROU SEU MEU QUERER AGORA NÃO ENTRAREI MAIS EM DETALHAES POIS NÃO LHES FAREI SABER MAIS SOBRE EMU RESPIETO E DE FATO EU NÃO CREIO QUE VCS POSSAM CRER EM MIM !!!

    ResponderExcluir

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.