22 de dezembro de 2010

DANÇA DE SALÃO

A dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como desporto. Em competição internacional o termo dança de salão se restringe a certas danças de acordo: a valsa lenta (ou valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa (também chamada de valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente das modalidades de samba brasileiro), o chachachá, a rumba, o paso doble e o jive (International Latin).

 
A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais européias sendo mais valorizada na corte francesa do Rei Luís XIV. É possível que o abraço lateral se deva ao fato de que os soldados carregavam a espada no lado esquerdo.




Zouk
A lambada é um tipo de dança que foi oriunda da mistura a dança caribenha com o carimbó que já era conhecido desde o Brasil colônia. Com o passar dos anos a lambada foi perdendo sua força no mundo principalmente porque a música foi sendo menos produzida e consumida. Os lambadeiros iniciaram uma busca por novas fontes musicais para sustentar a lambada. Nos anos 80 uma mistura de estilos estava sendo originada nas ilhas caribenhas que foi  conhecida como Zouk que significa FESTA na língua nativa Creole.  Os lambadeiros se adaptaram ao Zouk mesmo sendo ele mais lento em relação à lambada. 
O Zouk é uma dança praticada com muita popularidade no Caribe, sendo mais frequente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco e que pode ter sido originada de uma evolução natural da antiga 

Bolero
Apalavra bolero deriva da palavra espanhola volero (de volar = voar), mas em  espanhol o v tem som de b, daí no português se dar ênfase ao bolero, ou  deriva visão das bolinhas (boleras) presas  nos vestidos das dançarinas  ciganas que voavam enquanto elas dançavam. Quanto à dança, sua origem é discutida: uma versão diz que se surgiu na Inglaterra passando pela França e  Espanha com nomes variados (dança e contradança); outra versão, diz que  veio do fandango, dança espanhola de origem árabe, desde o século XVII e  que fez sucesso no Brasil entre os séculos XVIII e XIX. Ainda se acrdita que a origem do Bolero provém de um pedido da dançarina Ida Rubinstein, que encomendou a Ravel a criação de um balé a caráter espanhol.
Há, ainda, autores que apontam o bailarino espanhol Sebastian Cerezo como seu criador, em 1780, inspirado numa dança típica dos ciganos, fez uma variação baseada nas Seguidillas.
Tango
O Tango nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas  musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos crioulos descendentes dos  conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de  batuque dos negros chamado "Candombe". Na época em que o tango surgiu  era proibido danças em público homem abraçado a mulher, por isso, somente  dançavam os homens, entranto nor bordéis os homens dançavam com  mulheres. Em 1910 foi levado a Paris onde contagiu a sociedade dançante.  Paris era o espelho para outras sociedades e foi dai que espalhou para o  resto do mundo.


Samba
É uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro onde se desenvolveu  entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A dança era  praticada pelos escravos baianos migrados e incorporou outros gêneros  musicais tocados na cidade como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre  outros, adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca  urbano e carnavalesco.
É considerado uma das principais manifestações culturais populares  brasileiras e se transformou em símbolo de identidade nacional.




Forró
A versão apoiada pelo historiador Câmara Cascudo é a de que Forró é  derivado do termo africano forrobodó e era uma festa que foi transformada em  gênero musical.
É freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Adefesa desta versão é a seguinte: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia  Great Western, promoviam bailes abertos ao público, for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.