15 de dezembro de 2010

Aprendendo a Aprender

Havia alguns meses que eu tentava fazer meu filho dormir à noite com relativo sucesso. Durante estas tentativas percebi que ele enrola uma ponta da fralda para dormir. Por vezes eu tentei fazer o mesmo, mas nunca o consegui.
Ontem, com seus dois aninhos, ele percebeu pela primeira vez que eu não conseguia repetir seu gesto e do nada resolveu me ensinar como fazê-lo. Disse assim:
- Painho, faz bolinha, joga no chão, pufe, viu! Viu! - E começou a enrolar o paninho da fralda em suas mãos novamente.
Imediatamente percebi que meu filho era meu professor em algo que ele entendia mais do que eu e resolvi seguir seus conselhos fazendo a bolinha com o paninho da ponta da fralda e tentando enrolar o paninho nas mãos. Bá tchê, CONSEGUI, de imediato, PELA PRIMEIRA VEZ, em seis meses de tentativas, FAZER O QUE MEU FILHO FAZ NATURALMENTE E EM QUALQUER MOMENTO QUE ELE QUISER.



A grande moral desta história é que não há idade para aprender nem para ensinar, basta querer. Ensinar é uma característica dos seres humanos e neste processo basta ter alguém disposto a passar os conhecimentos e alguém disposto a aprender novos conhecimentos.
Ensinar e aprender são isso ai da história.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.