21 de dezembro de 2011

Café e esporte

COMO ANALISAR AS INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS EM UM MUNDO LEIGO?



E o cafezinho? Pode ajudar nos exercícios?

O café, ou seja, a cafeína, é uma droga considerada como doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas todo mundo usa, aceita, toma do dia e até recomenda. Afinal quem não gosta de um cafezinho quentinho e gostosinho!

Bem, eu o detesto. E não é porque ele é preto.

A cafeina estimula o cérebro aumentando o estado de estar alerta, o funcionamento do coração, poupa a glicose do músculo esquelético (quanto mais glicose no músculo mais longe ele fica da fadiga) e aumenta/facilita a quantidade de cálcio dentro do músculo. O músculo vira um super-músculo e a pessoa não tem sono ou cansaço. Por isso que é tão bom para a prática desportiva.

Avaliando este ponto de vista como pesquisador ai o bicho pega porque eu gostaria de ver um estudo científico bem conduzido sobre o assunto, mas com um número adequado de "pessoas" e não "atetas profissionais" participando porque a informação vem para os atletas, mas no final todo mundo que se beneficiar e sai usando mesmo sem ser atleta.

A dose recomendada é de até 5 mg/kg. Esta dose é para o COI não nos pegar no doping. Uma pessoa de 70 kg deve tomar 60 minutos antes do esporte 350 mg de cafeina que equivale a: 3,4 xícaras de 150 ml de café  ou 510 ml de café (103 mg/xícara de 150 ml), 7,7 latas de 350 ml de coca-cola ou 2695 ml de coca-cola (46mg/lata de 350 ml), 4,3 latas de 250 ml de enérgéticos ou 1075 ml de energético (80 mg/lata de 250 ml) , 23,3 barras de 30g de chocolate ao leite (15 mg/barra de chocolate de 30g), e por ai vai ... Isso para tapiar o COI nos testes de urina, mas você pode tomar mais cafeina, fique a vontade se quiser pode aumentar a dose, mas não muito.

Eu nunca vi nenhum atleta ingerir 2,6 L de coca-cola antes de correr. Alguém já viu?

O que ocorre de fato é o seguinte:
a) As pessoas sabem por meio de terceiros, a boca miuda, que uma xícara de café melhora a performance desportiva, ou então uma latinha de energético;
b) Ninguém sabe a dose certa;
c) Experimenta antes de fazer exercícios;
d) Acha que melhorou em relação aos treinos anteriores;
e) Conclui que o café é bom mesmo;
f) Começa a divulgar que funciona;
g) Outras pessoas começam a compartilhar da mesma opinião;
h) A verdade está criada.

É assim que o leigo percebe as informações científicas.

O que um leigo deve fazer?

PROCURE SEU MÉDICO, CERTIFIQUE-SE DE QUE AS INFORMAÇÕES PASSADAS AQUI SE ENQUADREM NO SEU CASO EM PARTICULAR. É UM DIREITO SEU.

O cafezinho pode ajudar nos exercícios, mas FAÇA O CERTO E abandone os dogmas acientíficos. Procure a verdade por meio da ciência. Tome seu cafezinho por amor ao café e não por outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.