14 de dezembro de 2011

Revolta dos Malês no Brasil



O Brasil é um país de pessoas pacatas e nossa historiografia nos faz ver que passamos por grandes momentos de calmaria exceto por alguns poucos incidentes como a Inconfidência Mineira. Pelo menos é o que se espera de que um brasileiro acredite ... A História do Brasil não foi tão calma assim e muito menos pacífica em todos os momentos. Um bom exemplo do nosso desconhecimento é a Revolta dos Malês.
As duas grandes religiões da época eram o cristianismo católico e o islamismo. Malê era o termo que se dava aos africanos de religião islâmica. A Revolta dos Malês foi uma "inconfidência" dos escravos africanos para libertação daqueles que fossem muçulmanos. Estes escravos já possuíam certa liberdade, pois, geralmente eram alfaiates, comerciantes, carpinteiros, etc.
A revolta ocorreu na província da Bahia e na cidade de Salvador em janeiro de 1835.

O  plano dos Malês era algo inimaginável para a época, mas bem muçulmano: assassinar brancos, negros, mulatos e índios; confiscar bens de todos; implementar a fé islâmica na província; e libertar outros escravos no Brasil impondo a fé islâmica. Óbvio que os Malês nem saíram do quintal de Salvador e foram massacrados pelos forças do período regencial.
Em suma, a principal importância da Revolta dos Malês foi deixar claro as elites o potencial revoltoso dos escravos principalmente contra a manutenção do regime liberal no Brasil.
Fontes consultadas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_Mal%C3%AAs
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_dos_males.htm
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/a-revolta-dos-males.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.