É linda esta nova forma de se ingressar nas universidades públicas no Brasil. Perfeita! A modernidade da humanidade por aqui chegou.
O que é ridículo é não termos, aqui em Alagoas, a chance de competir com os demais alunos de outros estados da federação em iguais condições técnicas. Nosso sistema de ensino é defasado e os professores são os mais mal pagos do nordeste, consequentemente do país. A presença de síndrome da estafa profissional é facilmente visível nos docentes, mas que estão reféns da situação por que não têm outra opção de trabalho. Cada dia de trabalho parece um calvário de sofrimento.A Síndrome de Burnout ou da estafa profissional é um distúrbio psíquico relacionado as atividades laborais de caráter depressivo. "E eu vou àquela escola hoje", "não quero me levantar", "quando acordo e me dou conta que vou dar aula parece que irei morrer" ...
O professor sente-se como se estivesse exercendo o papel de Sísifo. Sísifo provém da mitologia grega e ficou conhecido por executar um trabalho rotineiro e repetitivo. Seu trabalho era levar uma pedra montanha acima e deixá-la por lá, mas ao subir ele nada via para fixá-la em lagum lugar e a pedra sempre rolava ladeira abaixo todo santo dia e dia após dia. Era uma forma de castigo ao mais sabido dos helênicos, pois, o homem possui a liberdade para escolher seus afazeres da vida cotidiana e aprender com seus erros, mas nossos alunos em Alagoas têm a liberdade de estudarem o que querem e o que não o querem também. Pobres Sísifos alagoanos só lhes resta a estafa profissional.
Os alunos, por sua vez, responsáveis pelo seu conhecimento comportam-se como irresponsáveis pela aquisição da informação e nada exigem dos professores, das instituições, dos pais e dos políticos. Optam pelo caminho mais fácil: internet, drogas, passeios, futebol, sexo, etc. Deveriam ser como Hércules ou se preferirem do grego Héracles. Assim como nosso heróid os nossos alunos deveriam "deixar o mundo seguro para a humanidade", coisa que está longe de acontecer.
A população vê tudo, mas acha que voto não muda nada e não muda a ideologia que comanda o estado, muda sim, a pessoa do cargo. Votam sem reflexão. Todos aqueles que moravam depois dos muros de Roma eram considerados bárbaros, mas e nós que não votamos com reflexão somos o quê?
Por tudo isso estou lançando uma profecia:
"SE NADA MUDAR, NUM PRAZO MÁXIMO DE TRÊS ANOS NENHUM ALAGOANO QUE TENHA SE EDUCADO AQUI PASSARÁ NO CONCURSO PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE QUALQUER LUGAR".
Por que vocês não dão uma olhadinha no que a China está fazendo com a educação? Vejam e aprendam.
É só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.