3 de junho de 2010

O PROFETA JONAS

ESCRITO POR JOSÉ BARBOSA*

1. Introdução:

Jonas foi um profeta do AT, mal compreendido, pelas controvérsias existentes na narrativa de seu livro. Há autores que dizem tratar-se de parábola ,outros de alegoria e outros consideram um relato histórico. As interpretações variam em ralação ao tempo, se na primeira metade do século VIII a.C.,ou se posterior ao referido século. Há dúvidas quanto a história das religiões, pois, Nínive não se converteu como relata o livro de Jonas. É um livro curto contendo quatro capítulos que relatam a desobediência e fuga de Jonas, o naufrágio em conseqüência da desobediência, o salvamento quando ele é tragado pelo grande peixe, e o ressentimento do profeta contra Deus.

Seja como for, o livro é uma narrativa didática que mostra a relação entre o profeta e Deus. Jonas no ventre do peixe pode ser interpretado como símbolo da morte e ressurreição de Cristo (Mt 12,40 e 1Cor 15,4), e traduz que Deus em sua soberania e misericórdia , não é Deus somente dos judeus, mas também dos gentios.

2. Desenvolvimento :

Dados históricos do profeta Jonas.
Jonas aparece no velho testamento como profeta no reinado de Jeroboão II, que governou Israel durante 41 anos (783-743). Embora não haja provas de este profeta seja o mesmo do livro de Jonas. Segundo o livro de Jonas  ele, Jonas, teria sido mandado por Deus para profetizar ao povo de Nínive no 7º século a.C. Há autores que dizem que a narração do profeta Jonas aconteceu depois do exílio, no século V,a.C. Nínive, era capital do Império Assírio, região que hoje pertence ao Iraque. A Assíria era inimiga do povo de Israel  e na época de Jonas a militaridade era fraca, embora com requintes de crueldade. O Rei Jeroboão II  reinvidicava áreas da Palestina desde Emat até o mar morto como teria profetizado Jonas em2Rs 14,25. Jonas era filho de Amitai (Jn1.1).

O historiador Flávio Josefo que viveu no século I d.C.,introduz Jonas na História do Povo Judeu. A historicidade do profeta Jonas se comprova em 2 Rs 14:25 e pela referência feita por Jesus em Mt 12:39-41.


Missão ou função do profeta:
O profeta é a pessoa que proclama a palavra divina  que anuncia os desígnios divinos. Pessoa que \anuncia um acontecimento futuro.

Jonas recebe de Deus a missão de pregar aos habitantes de Nínive de que Deus sabia de suas maldades. Os assírios eram temidos pela sua crueldade e pela prática de guerra  No século anterior já haviam invadido terras israelitas. Era a este povo que Jomas deveria pregar o arrependimento. Ele teve medo e fugiu da missão.

Estrutura do livro:

O livro de Jonas é uma narrativa dividida em quatro capítulos:
O 1º capítulo – O profeta desobediente (Jn 1.1-17)
Com medo dos assírios que era um povo violento , Jonas desobedece ao mandado divino, embarcando em um navio para Társis , na atual Espanha, o oposto do local que Deus o tinha enviado. O profeta não demorou a sentir o peso da sua desobediência a Deus.

Uma violenta tempestade agita o mar Mediterrâneo colocando em risco a vida dos marinheiros . Enquanto isso Jonas dormia profundamente no porão do navio onde se achava seguro e longe da presença de Deus. Marinheiros desesperados e em pânico clamavam cada um ao seu Deus, (Jn 1,10), diante do provável naufrágio.. O desespero aumentava e a tempestade não parava, quando descobriram que Jonas estava dormindo no porão do navio e que era profeta do Deus que fez a terra e o mar (Jn 1,9) Apesar de não adorarem ao Deus de Jonas , os marinheiros acharam uma loucura a desobediência cometida pelo profeta . Este, acha que Deus queria matá-lo e comete o 2º erro, quando pensa que Deus era vingativo e resolve suicidar-se pedindo aos marinheiros que o joguem ao mar. Entretanto ,Deus não tem prazer na morte de pecador . Ele quer que todos conheçam a sua palavra e se arrependam das suas maldades. E Iahweh determinou que surgisse um peixe grande para engolir Jonas .

2º capítulo- Salmo de ação de graças pelo livramento(Jn 2.1-10 )
Jonas permaneceu nas entranhas do peixe três dias e três noites. Jonas no ventre do grande peixe orou inventando um salmo agradecendo a Deus por não ter morrido e prometendo-lhe obediência. Deus ordenou ao peixe e Jonas é vomitado em terra firme.

3º capítulo – O constrangimento do profeta e arrependimento dos habitantes de Nínive (Jn3.1-10).
Deus pela segunda vez manda Jonas pregar a mensagem divina de modo que as pessoas entendam a misericórdia e a ira de Deus. Jonas percorre Nínive em um dia e usa apenas cinco palavras “Em quarenta dias Nínive será destruída “(3,4). Todos se convertem  povo  animais e o rei. Este após vestir-se com um pano de saco institui o jejum até para os animais. Os senhores do templo aguardam a ira de Deus contra os pagãos , mas Deus reprova a elite do templo.

4º capítulo – A contrariedade de Jonas , com a misericórdia de Deus com os ninivitas (Jn4.1-11).
Jonas ao invés de ficar contente ficou triste com a conversão da cidade e com o consequente perdão de Deus . Ele irritou-se pois sua profecia de que a cidade seria destruída não iria se concretizar e clama pela morte. Refugia-se a leste da cidade  constrói uma tenda e Deus faz crescer uma mamoneira para dar-lhe sombra e o profeta se alegra com a sombra. No dia seguinte Deus manda um verme picar a árvore e ela seca. Jonas volta a ficar triste e continua pedindo a morte, agora por causa da ausência da mamoneira. Deus indaga do próprio Jonas de como ele pode compadecer-se da mamoneira e não aceitar a sua misericórdia perdoando a cidade de Nínive?

Visão panorâmica:
O livro de Jonas narra a história de um profeta que ao receber um chamado divino para ir a Nínive e sua atitude quanto a esse chamamento.

A princípio observa-se a desobediência de Jonas e o conseqüente castigo divino. Quando ele se vê em apuros na barriga do grande peixe, ora em forma de salmo no qual ele agradece a Deus e promete obedecê-lo. Em seguida Jonas é vomitado pelo peixe e recebe de Deus a 2ª oportunidade de ir a Nínive, pregar a mensagem divina. Os habitantes da cidade creram em Deus e o rei convocou que todos , homens e animais, passassem a orar e jejuar. Finalmente  Jonas se revolta por Deus ter poupado a cidade da destruição e ter se apiedado do povo.

Considerações básicas do livro de Jonas:
Jonas é considerado um profeta menor devido a extensão do seu livro, que é dividido apenas em quatro capítulos. Do ponto de vista histórico pode-se localizar geograficamente a cidade de Nínive hoje identificada como norte do Iraque, e reconhecer seu povo na época uma raça cruel e violenta, inimiga de Israel. Jonas é identificado como filho de Amitai (2Rs14.25 e Jn 1.1), nascido em Gate-Hefer, perto de Nazaré. Era portanto galileu e viveu na época do rei Jeroboão II. A historicidade do livro de Jonas se comprova nas referências citadas e nas referências feitas por Jesus em (Mt12:39-41). Do ponto de vista científico, o peixe grande que provalvelmente teria engolido Jonas, não poderia ser uma baleia  porque Eurípedes Martins Araújo, citando Jacques Cousteau :

...O Sr. Jacques Cousteau, o maior oceanógrafo de nossos tempos , falecido em julho de 1997, afirma que nenhuma baleia possui a garganta tão grande capaz de engolir um ser humano; que somente uma garoupa gigante seria capaz disso . (Araújo,200,pag.369).

Mesmo que fosse possível Jonas ser engolido por um grande peixe  como poderia permanecer vivo em seu ventre por três dias e três noites?

Após a explanação acima e com os argumentos abordados conclui-se que o livro de Jonas trata-se de um ensinamento religioso através de uma parábola, utilizando-se de alegorias para informar que Deus governa todas as criaturas  mesmo as que nele não crêem, sejam portanto criaturas crentes ou pagãs.

Interpretação do 4º capítulo do Livro de Jonas :
Jonas ao invés de se contentar com o perdão de Deus aos ninivitas , irou-se e entrando em depressão chegou a pedir a morte. Deus fez nascer uma frondosa árvore para que o profeta ficasse confortável, mas para dar-lhe uma lição , no dia seguinte envia um verme venenoso ferir a árvore e ela morre”. Jonas fica exposto ao sol e novamente se enraivece por ter perdido a sombra da árvore. Concluímos que Jonas amava mais as coisas materiais do que as pessoas. Muitas vezes nos comportamos como o profeta . Quando por nosso egoísmo queremos que prevaleça a nossa vontade ,mesmo que seja prejudicial a maioria. Quando amamos mais a carros, jóias, iates atc, ao invés de nossos semelhantes que estão necessitados a nossa volta e nós não queremos enxergá-los  Deus nos mostra que é soberano, e Sua vontade sempre prevalece. Deus nos mostra que quando valorizamos as coisas materiais , nossa vida deixa de ter alegrias . Deus ama a todos indistintamente .

Jesus disse:” Ajuntai tesouros nos céus onde a traça e a ferrugem não consomem “ (Mt. 6,19 ). Também disse Jesus “ Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem “ (Lc23,34).

3.Conclusão;
O livro de Jonas é um dos mais curtos daí ele ser considerado um profeta menor. Apresenta várias controvérsias, nascendo no leitor muitos questionamentos. Nem sempre os nossos planos, coincidem com os planos de Deus e nós, assim como Jonas,não atendemos prontamente aos chamados divinos. Deus nos mostra que não importa quem somos ou o que tenhamos feito, Ele quer a nossa salvação, uma vida para nós que impere a justiça e a esperança. Deus não é vingativo, mas perdoa ao invés de castigar e a prova disto é que enviou seu Filho único para nos ensinar muitas verdades através de parábolas.

*Nome do autor do texto: José Barbosa.
Formação do autor: Letras e Literatura Espanhola pelo Centro de Ensino Superiores de Maceió (CESMAC).
Atividade atual: Aluno do curso de Teologia do CESMAC.
Email: b.josebarbosa@yahoo.com.br.

VÍDEO DO AUTOR ESCLARECENDO COMENTÁRIOS

3 comentários:

  1. alegoria? Se não há evidencia científica, é párábola ? O nascimento virginal Jesus, é parábola também na sua conclusão ? Existem coisas que Deus resolveu ocultar dos homens ( Dt 29:29 )
    Cuidados as muitas letras podem matar-te, use a fé, este é o caminho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Deuteronômio 29:29 "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

    Provérbios 4:7 "A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."

    Está na wikipédia (visto em 15062011: "Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença."

    Tu estás vendo os dogmas como verdades inquestionáveis. Parabéns!
    És um fiel autêntico, mas isso te impede de raciocinar fora do dogma. É uma pena! Permita-se buscar a sabedoria sem culpa ou medo.

    Pensar, esclarecer dúvidas, meditar não é matar a fé, é tentar achar "uma caminho" até Cristo ressuscitado.

    ResponderExcluir
  3. É triste esta posição de dúvidar da palavra de Deus, porque para os cientistas actuais alguns relatos são pouco prováveis. E mesmo assim, até o relato do historiador Flávio Josefo é colocado em causa. Não nos devemos esquecer que para a ciência moderna o que hoje é uma certeza amanhã pode já não ser...
    Confiemos mais em Deus porque ao contrário dos cientistas, faz afirmações e revelações que permanecem fieis para sempre! TT

    ResponderExcluir

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.