2 de março de 2011

COMO ESQUEVER BEM QUALQUER ASSUNTO

Os nossos professores de redação sempre nos mostraram fórmulas e formas mágicas para escrever bem, mas que na realidade não existem, pois, no final valerá o que você tem em mente e o papel a sua frente. O que é certo é que para escrever bem é preciso antes ter uma boa leitura sobre tudo e todos.

Eu nunca havia percebido que existe uma lógica na escrita que deve ser seguida por qualquer iniciante nesta arte: a sequencia do que é escrito não é a mesma sequencia do que é planejado para ser escrito.

A primeira coisa que devemos escrever é a conclusão. A conclusão possui tudo aquilo que realmente estamos querendo dizer. Deve ser clara e não precisa ser curta.

O que ou aquilo que precisamos dizer já foi escrito na conclusão e já poderíamos parar por ai, mas o ideal é convencer pelas palavras então o que se deve fazer é escrever parágrafos com acertivas e justificativas para demonstrar seus pontos de vista. Tudo o que for possível e que demonstre com palavras seu ponto de vista para elucidar as dúvidas do leitor deve ser escrito. O ideal é que para cada tópico que você considere de importância exista um parágrafo de explicação.

A obra já está quase pronta, mas é preciso que o leitor seja introduzido nos pensamentos sem se assutar e como tudo que você vai falar e concluir já está no papel então você deve escrever mais um parágrafo tentando abordar tudo que está no seu texto.

O mais importante é não esquecer de criar um título que deve se basear no que existe de mais importante: a conclusão. A conclusão deve ser revista no intuito de criar uma idéia brilhante que demonstre tudo que está escrito em poucas palavras. A sugestão é que seja algo entre 50 e 250 caracteres com espaços.

Depois de tudo o escritor irá inverter a ordem do que está escrito. O manuscrito inicial foi escrito assim: conclusão, parágrafos de desenvolvimento, introdução e título. A obra final será escrita asism: título, introdução, parágrafos de desenvolvimento e conclusão.

Não tenha medo, faça assim, "papel aceita tudo". Divirta-se. Escrever é se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.