22 de junho de 2011

RESENHA: A MÃO E A LUVA


O livro "A mão e a luva" foi escrito por Machado de Assis em 1874. Machado era filho de um pintor e de uma lavadeira, estudou em escola pública, trabalhou na Imprensa Nacional como tipográfico, em 1864 passou a ser resenhista do Diário do Rio de Janeiro abordando debates do Senado Federal. Machado passou por duas fazes: romântica e realista. A presente obra pertence a faze romântica assim como Ressurreição, Histórias da Meia-noite, Helena e Iaiá Garcia. A faze realistica conta com Memórias póstumas de Brás Cubas, Papéis avulsos, Páginas recolhidas, Dom Casmurro e Memorial de Aires. Fundou a Academia Brasileira de Letras com Joaquim Nabuco.
O livro "A mão e a luva" é uma obra romântica que conta com quatro personagens principais entrando e saindo do enredo dando a obra um ar de mistério em relação ao seu final. Havia três pretendentes para a personagem Guiomar que foram: Estevão, Luís Alves e Jorge. Estevão foi o primeiro a ser relatado e Machado deixa todo o texto inicial na menção de que ele é o preferido do Machado para Guiomar. A seguir inicia-se uma disputa entre Estevão e um primo de Guiomar, Jorge, sem vencedores deivo ao caráter pertinente a personalidade de cada uma das personagens que desagradava a toda hora Guiomar. De súbito ha uma história reviravolta na dissertação do enredo levando a um quase desconhecido de Guiomar, mas muito bem conhecido do leitor, Luís, a conquistar o amor de Guiomar tomando-a como esposa como se fora a luva para a sua mão que é uma das últimas frases do livro. 
O título é excelente, mas descordo que o casal que se forma no final do livro possa ser encarado como a mão para uma luva ou vice-versa. É muito romântico para pouca estória e pouca estória para muita emoção. A única parte do livro que deveria ser repensada é seu título.

O livro é curto para ler, rápido, emocionante e recomendável ao público em geral além de e principalmente para os profissionais das letras. Acredito que um público maior de 12 anos já poderia comprender o enredo sem problemas na compreensão. 
Se fosse resumir o livro numa palavra a diria "EMOCIONANTE".

4 comentários:

  1. http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/07/dia-de-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/07/dia-de-leitura.html

    ResponderExcluir
  3. http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/07/dia-de-leitura.html

    ResponderExcluir

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.