21 de março de 2012

Fofoca NÃO! Crítica SIM.


A fofoca é a especulação sobre a vida de outrem sem evidências fortes em fatos reais ou ao menos compromisso com a verdade. 

A fofoca pode ser positiva. Será? Nunca vi fofoca ser boa ou ajudar alguém em alguma coisa, pois, na maioria das vezes o fofoqueiro não tem compromisso com o outro e as informações são distorcidas. Quando a fofoca ganha muitos ouvintes e os adeptos divulgam a informação infundada cria-se um boato sobre alguém em relação a alguma provável inverdade. 

A fofoca é tão prática de ser executada que é exercida até pelos macacos. Eles fofocam mesmo sem ter capacidade para verbalizar, apenas observando e gesticulando sobre o comportamento dos outros.
O homem, ou seja, a pessoa não macaco do sexo masculino também fofoca, mas na maioria das vezes e do tempo é sobre si mesmo. Homem fala de suas relações extraconjugais, conquistas, salário, bens, etc. A mulher gasta mais o tempo da fofoca evitando falar de si mesma, mas dos amigos e inimigos, de moda, etc.

A fofoca também pode fazer bem ao fofoqueiro, pois segundo o psicólogo social Robb Willer  “Ver alguém fazendo algo errado e poder espalhar essa informação tende a fazer as pessoas se sentirem melhor, acalmando a frustração que levou à fofoca”.

Em fim, "que falem de mim, mas que falem alguma coisa" desde que seja na forma de crítica, caso contrário não precisa nem dizer, basta apenas fofocar mesmo. As fofocas são mal vindas, mas algumas pessoas não conseguem fazer críticas positivas. Fazer críticas não é uma coisa fácil o que é fácil é denegrir ou agredir a imagem das pessoas.

Eu já fofoquei muito na vida, e você, já?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua contribuição será importante. Aguardo o seu comentário.